Por bernardo.argento

Rio - A turbulência que o Flamengo vem encontrando no Campeonato Brasileiro já era esperada. O técnico Vanderlei Luxemburgo havia falado da preocupação com a sequência de quatro clássicos nacionais, que começou com o Corinthians e vai terminar amanhã, contra o São Paulo. Nos três duelos que já teve, o clube conquistou cinco pontos, desempenho melhor do que no primeiro turno, quando fez apenas três. O jogo no Morumbi, às 22h, será o fiel da balança para definir se o Rubro-Negro pode comemorar ou se preocupar com a fase atual.

Para os mais otimistas, o copo cheio é o fato de o Flamengo estar há três rodadas invicto: vitória sobre o Corinthians e dois empates com Palmeiras e Fluminense. A parte vazia é que o Rubro-Negro só venceu uma vez em cinco jogos (foi derrotado pelo Goiás e pelo Grêmio).

Vanderlei Luxemburgo já havia demonstrado preocupação com a sequência de jogos do FlamengoCarlos Moraes

Se superar o São Paulo, amanhã, será a consolidação de uma posição mais confortável na tabela e a manutenção da confiança, que não se abalou com os dois empates seguidos. “A gente sabe que a confiança do grupo está crescendo, ganhando mais a cada dia e estamos botando a cara, porque precisamos desses pontos. Empate ou vitória, tem que somar pontos, até porque estão começando os momentos decisivos, tanto para quem está em baixo quanto em cima”, analisou o goleiro Paulo Victor.

Mas um novo tropeço pode significar a reaproximação da zona de rebaixamento, já que o Rubro-Negro está a apenas sete pontos da degola. E a preocupação ainda é constante no grupo.

“Se perdermos dois jogos estaremos perto da zona. É viver a realidade, não tem jeito. Corremos sempre esse risco, temos que sair dos problemas”, avisou Paulo Victor.

Atacante em tratamento

Para complicar a vida do Flamengo, Eduardo da Silva, com dores na coxa esquerda, vai desfalcar o time contra o São Paulo. Ele ficará no Rio em tratamento. O atacante ainda não fez o exame de imagem para saber o grau da lesão, mas também deve ficar fora no domingo, contra o Bahia, em Salvador. Para amanhã, Mugni, Elton e Arthur são as opções.

Treino na Gávea antes de maratona fora de casa

A logística leva o Flamengo a treinar de novo na Gávea, hoje, às 10h. Apesar de alguns sócios terem reclamado de que a movimentação aconteça só em dias úteis, a diretoria voltou a optar pela sede por facilitar a ida da delegação ao Aeroporto Santos Dumont — o embarque para São Paulo será em seguida.

O clima de festa na semana passada, apesar dos poucos torcedores presentes, deve acontecer de novo (até porque será o único contato entre torcedores e jogadores nos próximos dias, já que o time fará três jogos fora de casa).

O Flamengo voltará ao Rio quinta-feira, treinará sexta e sábado no Ninho do Urubu, e, em seguida, irá a Salvador, enfrentar o Bahia. De lá, irá para Natal, onde terá pela frente o América-RN pela Copa do Brasil. Na capital potiguar, a venda de ingressos para o duelo das quartas de final teve confusão ontem, com longas filas de torcedores.

Você pode gostar