Por fabio.klotz

Santa Catarina - O Flamengo tem na vitória sobre o lanterna Joinville, nesta quarta-feira, às 22h, fora de casa, a esperança de jogar luz sobre a campanha sombria que faz no Campeonato Brasileiro - está em 17º lugar, na zona de rebaixamento, com sete pontos. A derrota, no entanto, desencadeará um período de trevas, com caça às bruxas e cabeças a rolar pelos corredores da Gávea.

Cristóvão Borges está pressionado no FlamengoCarlos Moraes / Agência O Dia

Anderson Pico e Paulinho ocupam o topo da lista negra entre os jogadores. No comando técnico, um resultado negativo pode tornar a situação de Cristóvão Borges insustentável. Por isso, o treinador vai mexer no time. E muito.

TEMPO REAL: Acompanhe, lance a lance, o jogo entre Joinville e Flamengo

Único com status de astro, Emerson é a referência. Para orbitar à sua volta, o técnico rubro-negro aposta, pelo treino desta terça-feira, em Joinville, no retorno de Marcelo Cirino. Ele chegou como estrela, brilhou contra os times pequenos no Carioca, mas se apagou. Gabriel, barrado na última partida, pode ganhar nova chance - foi substituído por Alan Patrick durante a atividade. Os lampejos de Eduardo da Silva não bastaram para mantê-lo na equipe.

Troca tudo nas laterais

Anderson Pico, na berlinda, deu lugar ao jovem Jorge, 19 anos, vice-campeão mundial sub-20 com a seleção brasileira, na Nova Zelândia. Do outro lado, Luiz Antonio sai para a entrada do estreante Ayrton, jogador com perfil defensivo e especialista nas cobranças de falta.

VEJA MAIS: Confira a tabela e classificação do Campeonato Brasileiro

Depois da derrota para o Vasco, que ocupava a última colocação na tabela, Cristóvão teve a permanência no cargo garantida pelo vice de finanças do clube, Rodrigo Tostes. No futebol, porém, é preciso esperar o dia seguinte. Ou o próximo jogo. A linha entre a luz e as trevas é tênue.

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Flamengo

Nesta terça-feira, o diretor-executivo, Rodrigo Caetano, conversou com o grupo antes do treino. O clima anda pesado. Ciente disso, o dirigente se equilibra entre cobranças e palavras de motivação para não deixar o grupo acomodado, mas sem precisar aumentar a tensão a ponto de prejudicar o desempenho em campo.

A princípio, qualquer decisão só será tomada após a delegação voltar ao Rio, nesta quinta-feira. A estratégia a ser seguida passa pelo resultado desta noite. A vitória pode dar sobrevida a Cristóvão e aos jogadores contestados do elenco.

Desde que chegou ao clube, o treinador comandou o Flamengo em seis jogos. Foram quatro derrotas, duas em clássicos, para Fluminense, na sua estreia, e Vasco, e apenas um par de vitórias.

Você pode gostar