Por fabio.klotz

Rio - A vitória sobre o Sport na Arena Pernambuco reacendeu a chama da esperança. A cinco pontos da Libertadores, o Flamengo aumentou para 10% suas chances de entrar no G-4, mas ainda precisa evoluir muito para tornar o sonho realidade. E um dos itens é o desempenho como mandante.

Oswaldo de Oliveira aponta o caminho para o Flamengo chegar ao G-4 do BrasileiroGilvan de Souza / Flamengo / Divulgação

Se o Flamengo chegou aos 29 pontos no Brasileiro, deve muito aos jogos fora de casa, nos quais venceu cinco. É o terceiro melhor desempenho, atrás dos líderes Corinthians (19) e Atlético-MG (17). Só que os 45% de aproveitamento não serão suficientes.

VEJA MAIS: Confira a tabela e classificação do Campeonato Brasileiro

Se o time mantiver esse desempenho longe do Rio, precisará vencer oito dos nove jogos em casa para chegar aos 64 pontos, média para se classificar à Libertadores. Isso para um clube que somou apenas 14 pontos em 30 possíveis em seus domínios. Ou seja, para tornar realidade o sonho, o aproveitamento de 46% como mandante precisará melhorar consideravelmente até o fim do campeonato. Ou então depender de campanha espetacular fora de casa.

Denunciados no STJD

O primeiro passo será o Avaí na Arena das Dunas, nesta quarta-feira, em Natal, já que o Flamengo vendeu seu mando de campo. E a missão será dificultada pelos desfalques em série. Guerrero e Ederson, machucados, seguem fora. Pará está suspenso e Jorge viajou com a Seleção olímpica.

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Flamengo

Para o futuro, o Flamengo ainda pode perder Emerson Sheik por até seis jogos. O atacante foi denunciado nesta segunda-feira pelo STJD por dizer no clássico com o Vasco que o árbitro Wilton Pereira Sampaio é “um m...”. A pena mínima é de quatro jogos e o julgamento não tem data ainda. Pará também foi denunciado pela expulsão no mesmo jogo.

Você pode gostar