Por fabio.klotz
Rio - O Flamengo vive um momento de reflexão. Sem ter o que aspirar no Brasileiro, o time vai apenas cumprir tabela. Um fim de ano melancólico para quem sonhou e chegou a brigar por uma vaga para a Libertadores.
Wallace faz balanço da temporada do Flamengo e admite clima melancólicoGilvan de Souza / Flamengo / Divulgação

"Clima extremamente melancólico. O Flamengo jamais pode passar tanto tempo como a gente vem passando terminando o campeonato dessa forma. A gente lamenta, mas é triste, é desmotivante. Temos de dar o mínimo de respeito ao torcedor e completar as partidas com dignidade", declarou Wallace, nesta quarta-feira, no Ninho do Urubu.

Wallace chegou ao Flamengo em 2013, ano em que o clube conquistou a Copa do Brasil. Na temporada seguinte, o Rubro-Negro foi campeão carioca. Agora, fecha o ano sem ter o que festejar.
Publicidade
"Vou ser um pouco narcisista, mas conseguimos a Super Series (torneio-amistoso disputado na pré-temporada), que não é de expressão. Para a camisa do Flamengo é muito pouco. Na minha carreira é o primeiro ano que passo sem ganhar título relevante. É lamentável", diz o capitão rubro-negro, que acrescentou:
"Acho que foi o ano mais tenso que vivi no Flamengo, o mais irregular e que era o mais esperançoso. Acho que também foi o ano em que a torcida esteve mais impaciente."
Publicidade
Além de fazer um balanço da temporada, o Flamengo já olha para 2016. É possível tirar uma base para o time do que ano vem? Wallace não tem resposta.
"Não sei. Temos uma boa equipe, não deu liga. Parece que estou pontuando, criticando ou apontando, mas não é. Os resultados não foram favoráveis, e o futebol, mais do que o desempenho, é resultado. Fizemos partidas horríveis e vencemos. Fizemos boas e perdemos. A melhor equipe que vi jogar no Brasileiro foi o Grêmio", afirmou o zagueiro, que tentou explicar por que o time não deu liga:
Publicidade
"É uma percepção minha, mas talvez faltou uma sintonia melhor entre a gente, podia estar um pouquinho melhor ajustado. A gente começou a trazer problemas desnecessários, porque tem peso no campo. Externo influencia no interno porque é o Flamengo. Essa falta de sintonia nossa também tem a questão do campo, mas a questão do externo do Flamengo entra muito internamente."
Para o zagueiro, o empate com o Nova Iguaçu, ainda na Taça Guanabara, mudou os rumos do Flamengo. Na ocasião, o Rubro-Negro desperdiçou a chance de conquistar o título do primeiro turno do Carioca.
Publicidade
"Quando a gente empatou com o Nova Iguaçu, onde começaria o ano extremamente promissor. A partir dali as coisas começaram a mudar. Não conseguimos mais manter sequência de vitórias, tirou a confiança de todo mundo", aponta.
A evolução do Flamengo, na visão de Wallace, foi fora de campo: "O Flamengo se tornou referência. Isso é fato, todo mundo quer vir para cá. O clube hoje tem credibilidade. Esse respeito foi readquirido. Falo na questão estrutural, pois o Flamengo sempre foi respeitado."