Por edsel.britto

Florianópolis - Ele tem a força! Na estreia da Sul-Americana, o Flamengo não resistiu aos super poderes de Rafael Moura, que marcou três gols na vitória por 4 a 2 do Figueirense sobre o Rubro-Negro, nesta quarta-feira, no Orlando Scarpelli, pela Copa Sul-Americana.

Além dos três de Rafael Moura, Marquinhos completou para o Figueira. Alan Patrick e Marcelo Cirino fizeram os do Flamengo e deram um alento ao Rubro-Negro para buscar a classificação no jogo de volta. 

Guerrero teve atuação apagada na derrota do Flamengo para o Figueirense em Santa CatarinaGilvan de Souza / Flamengo / Divulgação

Na próxima quarta-feira, o Flamengo encara o Figueirense de novo no Kléber Andrade, em Cariacica, precisando vencer por dois gols de diferença para avançar na Sul-Americana. Antes disso, o Rubro-Negro segue em Santa Catarina, para no domingo, enfrentar a Chapecoense, na Arena Condá, às 16h. 

O JOGO

Além da briga pelo G-4 no Brasileirão para conseguir uma vaga na Libertadores, o Flamengo também têm como foco a Copa Sul-Americana, caminho mais curto para a principal competição continental. Porém, o Rubro-Negro não contava com a força de Rafael Moura, o He-Man. Inspirado, o camisa 9 começou a mostrar ao Fla que daria trabalho desde o segundo minuto de partida. Após cruzamento de Ayrton, o atacante, em posição legal, mandou para as redes, mas teve seu gol anulado. Nada que pudesse abalá-lo.

Sete minutos depois, He-Man mostrou que tem a força pela primeira vez no Orlando Scarpelli. Após passagem Ferrugem, Rafael Moura só deu um tapa na bola para tira de Paulo Victor e abrir o placar em Florianópolis. Porém, Alan Patrick também quis mostrar seus poderes três minutos depois. Após finalização de Guerrero em cima da zaga, o camisa 19 aproveitou a bola que sobrou na área e igualou o placar. 

Mas o Figueirense não queria deixar a igualdade no placar. Cinco minutos depois, Ayrton cobrou falta com perfeição para Marquinhos só desviar para o gol. Mais uma vez os donos da casa estavam a frente no placar. O jogo era completamente aberto e com chances para ambos os lados. Aos 26, He-Man resolveu dar as caras novamente na partida. O camisa 9 aproveitou uma falha bizonha do zagueiro Donatti, que escorregou e deixou o atacante do Figueirense cara a cara com Paulo Victor. Com categoria, ele só deu um toque para encobrir o arqueiro Rubro-Negro e deixar o seu segundo no jogo.

E não era só da boa atuação de Rafael Moura que o Figueirense vivia na partida. O veterano meia Carlos Alberto também fazia a diferença e com dribles e bons passes comandava o meio-campo e acuava o Flamengo em seu campo de defesa. Mesmo sem organização, o Rubro-Negro ainda conseguia levar perigo ao gol de Gatito Fernández e teve duas chegadas no fim do primeiro tempo com Rodinei e Guerrero. 

Na volta para o segundo tempo, Rafael Moura mostrou pela terceira vez a sua força para o Flamengo. Aos dois minutos, Ayrton mais uma vez cobrou falta na área e o He-Man só desviou a bola para o gol. Antes de entrar, Paulo Victor ainda tentou espalmar, mas não evitou o terceiro gol do camisa 9 do Figueira. A partir daí, os catarinenses passaram a administrar a vantagem, mas não evitaram os sustos do Rubro-Negro. Guerrero também quis mostrar sua força, mas parou por duas vezes em Gatito Fernández.

Consciente na partida, o Figueirense só saía na boa e tentava buscar o quinto gol na partiada. Ele quase veio com Marquinhos Pedroso, mas parou em Paulo Victor. Inofensivo na partida, o Flamengo reapereceu aos 30. Após cobrança de falta de Alan Patrick, Juan desviou e Marcelo Cirino só escorou de cabeça para diminuir a diferença do Figueira no placar. O gol empurrou o Rubro-Negro ao ataque.

Dois minutos depois, Alan Patrick carimbou o travessão e quase fez o terceiro para o Flamengo. Melhor na partida, o Rubro-Negro perdeu um pouco o ritmo no fim por conta de uma queda de energia no Orlando Scarpelli perto dos 40 minutos do segundo tempo. Porém, a equipe carioca ainda teve mais uma chance com Willian Arão antes do fim da partida, mas o volante finalizou para fora. 

FICHA TÉCNICA

FIGUEIRENSE 4x2 FLAMENGO

Estádio: Orlando Scarpelli
Árbitro: Daniel Fedorczuk (URU)
Gols: Rafael Moura (Figueiresne, aos 9' e 26 do 1ºT e aos 2' do 2ºT), Alan Patrick (Flamengo, aos 12' do 1ºT), Marquinhos (Figueirense, aos 17' do 1ºT), Marcelo Cirino (Flamengo, aos 30' do 2ºT)
Cartões Amarelos: Rafael Moura, Elvis, Carlos Alberto (Figueiresne) e Juan, Cuéllar, Ronaldo (Flamengo)
Cartões Vermelhos:

FIGUEIRENSE: Gatito Fernández; Ayrton, Werley, Marquinhos e Marquinhos Pedroso; Elicarlos, Jackson Caucaia, Ferrugem (Yago) e Carlos Alberto (Elvis); Lins (Pará) e Rafael Moura; Técnico: Tuca Guimarães

FLAMENGO: Paulo Victor; Rodinei, Donatti, Juan e Chiquinho; Cuéllar (Ronaldo), Willian Arão, Mancuello (Adryan) e Alan Patrick; Marcelo Cirino (Fernandinho) e Guerrero; Técnico: Zé Ricardo.

Você pode gostar