Por marlos.mendes

Rio - Paolo Guerrero perdeu a primeira batalha na luta contra a punição por doping. A Fifa negou o pedido da defesa do jogador para interromper a suspensão preventiva de 30 dias, o que o impede de atuar pelo Flamengo e pela seleção peruana. A contraprova do exame de Guerrero foi confirmada ontem como positiva para o uso da substância benzoilecgonina, um metabólito da cocaína.

Guerrero tem doping confirmadoReprodução

O exame foi feito após o jogo entre Argentina e Peru, em Buenos Aires, no dia 5 de outubro, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O primeiro julgamento do caso foi marcado para o dia 30, em Zurique, na Suíça. Caso seja considerado culpado, a pena pode chegar a quatro anos de suspensão. A sessão deverá ser fechada, mas o jogador pretende ir ao tribunal. A defesa escrita será entregue à Fifa no dia 26.

Os advogados argumentam que a substância detectada no antidoping é proveniente da folha de coca utilizada em um chá consumido em vários países da América do Sul. E levantam a possibilidade de uma contaminação cruzada com folhas de coca em um outro tipo de chá antigripal ingerido pelo jogador antes do duelo com a Argentina.

CONTAMINAÇÃO ACIDENTAL

A defesa acredita que o índice da substância presente na urina do artilheiro que seria muito baixo possa comprovar a tese de contaminação acidental. E vai insistir na tese de que ele ingeriu a substância sem intenção. Outra estratégia será apresentar os laudos de todos os exames antidoping feitos por Guerrero desde que chegou ao Brasil, em 2012.

A hipótese de absolvição é considerada praticamente impossível, mas a expectativa é que a pena seja branda, o que permitira ao jogador disputar a Copa da Rússia, em junho, caso a seleção peruana se classifique na repescagem.

Por enquanto, o atacante fica no Peru para acompanhar os desdobramentos do caso. Quando retornar ao Flamengo, Guerrero só poderá treinar em separado do elenco, mesmo que no Ninho do Urubu.

 

Você pode gostar