Mauricio Baribieri, técnico do Flamengo, cumprimenta Vitinho no Ninho do Urubu - Gilvan de Souza/Flamengo
Mauricio Baribieri, técnico do Flamengo, cumprimenta Vitinho no Ninho do UrubuGilvan de Souza/Flamengo
Por

Rio Grande do Sul - No confronto entre Flamengo e Grêmio, nesta quarta-feira, às 21h45, em Porto Alegre, o trabalho de Maurício Barbieri encontra, até aqui, seu maior desafio. Do outro lado, está Renato Gaúcho, sonho da diretoria rubro-negra que, após a recusa do treinador, em abril, manteve seu atual técnico no cargo, interinamente. Efetivado há pouco mais de um mês, o comandante rubro-negro tem, na Copa do Brasil, o caminho mais curto para a sua afirmação. Faltam seis jogos, a começar por estas quartas de final.

Mauricio Barbieri foi o "pode ser", do Flamengo. Há quase quatro meses, era Renato Gaúcho o preferido da diretoria para substituir Carpegiani. Como se o treinador gremista fosse o último do deserto, o clube lhe ofereceu R$ 1 milhão por mês.

Com o não de Renato, Barbieri deu novo gás ao Flamengo. Em 22 jogos com o técnico, o time acumula 13 vitórias, sete empates e duas derrotas. Aproveitamento de 69,69%, superior ao de 62,31% obtido pelo técnico adversário no mesmo período ganhou 12, empatou sete e perdeu quatro, em 23 partidas.

"É um privilégio jogar contra a equipe do Renato. Foi um grande atleta e é um grande treinador, como os resultados têm demonstrado", afirmou o técnico rubro-negro.

Opção mais barata, Barbieri alimentou, com resultados, a ambição da torcida e da diretoria. A Copa do Brasil, atalho para a Libertadores de 2019, enche os olhos de quem cuida da gestão do clube. Se o título vier, traz com ele quase R$ 60 milhões de premiação.

O confronto com o Grêmio é o ponto de partida de um mês que colocará o trabalho de Barbieri à prova. Além dos dois jogos contra o Grêmio pelas quartas de final da Copa do Brasil, haverá os das oitavas de final da Libertadores, diante do Cruzeiro o primeiro, quarta-feira que vem. A eliminação em qualquer uma das duas competições será vista como precoce.

O Flamengo cumpre também cinco compromissos pelo Brasileiro, com a missão de manter a liderança. Se passar bem por agosto, Barbieri dá um imenso passo na sua curta carreira. Pode ainda eliminar Renato Gaúcho e mostrar que nem sempre o barato sai caro.

MISTÉRIO SOBRE A ESCALAÇÃO DE VITINHO NO ATAQUE
Publicidade
Vitinho está relacionado para o jogo de hoje, mas o técnico Mauricio Barbieri preferiu fazer suspense sobre a escalação. O atacante, contratado para suprir a saída de Vinicius Júnior, foi apresentado há apenas dois dias, quando fez seu primeiro treino, ainda sem nenhum dos titulares, que se recuperavam da vitória sobre o Sport.
"Em relação ao Vitinho, chegou bem, treinou, está se adaptando à equipe, ao grupo. É uma das possibilidades que a gente tem para o jogo de amanhã (hoje)", disse o treinador, que afirmou ter que esperar para saber se poderá contar com Guerrero, sábado, também contra o Grêmio, pelo Brasileiro.
Publicidade
Com a sequência de jogos decisivos em agosto, Barbieri estuda o que fazer para evitar lesões e o desgaste excessivo: "A gente tem feito avaliações a cada jogo, não tem como prever qual o tipo de decisão que a gente vai tomar em relação ao jogo de sábado. O Flamengo vem se preparando e tendo muita cautela em relação ao desgaste. A gente tem procurado ter um rigor muito grande na carga de treino, fazer prevenção de lesão, avaliação pós-jogo muito criteriosa de quem tem condição de treinar, de jogar."
Você pode gostar
Comentários