Rio - Nas Laranjeiras, a calculadora se tornou tão indispensável quanto um par de chuteiras ou uma bola. A três pontos da zona de rebaixamento, o Fluminense projeta a soma de mais 12 para se manter na Série A do Brasileiro. Preocupado com a sequência de seis partidas sem vitória, o torcedor conta os dias para a volta do atacante Fred. Nesta terça-feira, ele reapareceu no gramado depois de 52 dias de tratamento.
Em recuperação de uma grave lesão na coxa direita, o capitão calçou a chuteira pela primeira vez e iniciou o trabalho de transição sob a supervisão dos fisioterapeutas. Para quem duvidava, o retorno do capitão está mais próximo. A expectativa é a de que ele jogue as últimas quatro rodadas do Brasileiro, contra São Paulo, Santos, Atlético Mineiro e Bahia. Em momentos de crise, todo reforço é válido, principalmente o de Fred, peça-chave na campanha do Fluminense na luta contra o rebaixamento em 2009.
“Ficar no departamento médico é horrível. Bate uma tristeza. Só de voltar a caminhar no gramado já é motivo de alegria. Fred está num estágio avançado. Esperamos que ele volte o mais rapidamente possível”, disse Edinho, que acabou herdando a braçadeira de capitão.
Depois de dois dias de folga, os jogadores suaram a camisa nesta terça-feira à tarde nas Laranjeiras. O grupo foi dividido em trios para rodar pelo circuito físico montado no gramado, com arrancadas, condução de bola e exercícios de força com pesos. Com a semana livre para trabalhar, o técnico Vanderlei Luxemburgo comandará treino em período integral nesta quarta-feira.
Para a partida de domingo, contra o Vitória, no Maracanã, o Flu terá Felipe, Rhayner e Rafael Sobis à disposição. Os três cumpriram suspensão no empate com a Ponte Preta. Sobis tem escalação garantida na "decisão".