Por pedro.logato

Rio - Personalidade não falta a Renato Gaúcho para assumir a missão de apagar a má impressão deixada pelo Fluminense em 2013. Ídolo como jogador, o técnico sonha com o segundo título da carreira e mira o Campeonato Carioca como prioridade no início de seu trabalho.
Empatar em número de conquistas estaduais com o rival Flamengo é a prioridade. Em entrevista ao ATAQUE, Renato admitiu que o tempo passou e repassa a coroa de Rei do Rio para o capitão Fred.

O técnico também falou sobre o 'ruído' entre o presidente Peter Siemsen e Celso Barros, presidente da Unimed, sobre sua contratação e a exposição que a filha, Carol Portaluppi, tem sofrido na mídia.

Renato Gaúcho quer título estadualCarlos Moraes / Agência O Dia

DESAFIO EM 2014

Publicidade
“Responsabilidade todo treinador tem, seja no Fluminense, no campeão brasileiro Cruzeiro ou no vice Grêmio. O treinador está aí para assumir a responsabilidade, independentemente do que aconteceu no ano anterior. No Fluminense, todos sabem que deixaram a desejar em todas as áreas em 2013. Por isso aconteceu o que aconteceu. A responsabilidade é de todos. Lógico que sou o comandante, tenho de saber e sei como agir, levar o grupo, só que quem joga são os jogadores. Mas não tenho medo de ter mais ou menos responsabilidade. Isso não me assusta.”
TROCA NO COMANDO EM 2013
Publicidade
“Talvez não seja normal, mas, no desespero de ver que as coisas não estavam acontecendo, e coisas ruins podem acontecer, a diretoria, o patrocinador decidiram trocar (os técnicos). Mas isso não cabe a mim. Penso a partir de 2014. Nenhum clube terá um treinador para sempre. Troca é normal quando os resultados não acontecem. Por isso trabalhamos muito para ter os resultados, para manter o projeto que iniciamos.”
CAÇA AO FLAMENGO
Publicidade
“O Carioca é especial em todos os sentidos. O gosto de conquistá-lo, alcançar o Flamengo (com 32 títulos contra 31 do Fluminense), que é um clube grande, de massa. Qualquer campeonato que o Fluminense disputar será para ganhar. Gosto do Carioca, acho um campeonato charmoso. Não tenho como treinador esse título. Podem ter certeza que estamos correndo atrás desde já para ganhá-lo.”
PRIORIDADE
Publicidade
"O treinador, o jogador e o clube vivem de conquistas. O Campeonato Carioca é a primeira competição do ano e faremos de tudo para ganhar. É importante para o currículo ser campeão, seja Estadual, da Copa do Brasil, da Libertadores. O torcedor gosta e vamos trabalhar para vencer.”

PRÉ-TEMPORADA

"É um crime o que fazem com o jogador. Em nove dias, temos de fazer o trabalho de 20. É difícil. Você precisa conhecer o grupo, trabalhar a parte tática, física, técnica e acaba atropelando as coisas. Isso pode causar prejuízo. Nenhum time entra 100%, fora o risco de perder alguém lesionado. Espero que a partir de 2015 o calendário tenha menos jogos e maior tempo de preparação. Temos atropelado a pré-temporada, mas não tem outro jeito.”

Fred pode ser o novo Rei do RioDivulgação

POLÊMICA BARROS X SIEMSEN

“Não incomoda. Cada um tem sua opinião e pode se expressar. Tive várias reuniões com Peter Siemsen, Ricardo Tenório e Felipe Ximenes. Conheci Peter antes de ele ser presidente do clube e sempre fomos amigos. Na verdade, a polêmica sobre a minha contratação foi criada pela imprensa. A verdade precisa ser dita e o que aconteceu foi a falta de acerto na questão de pagamento (de salário) entre o clube e o patrocinador. Foi o que aconteceu. Nas reuniões até brincamos, rimos, conversamos e, portanto, não houve polêmica. Se houvesse, seria normal. Ele é presidente do clube, tem sua opinião. Celso, presidente da patrocinadora, tem a dele. O importante é que houve consenso. Peter nunca foi contra. Conversei com ele. E estou feliz.”
Publicidade
REI DO RIO: RENATO OU FRED?
“Não estou preocupado com isso. Mas em trabalhar. Sou treinador. Tive minha fase de jogador, Fred está tendo a dele. Acho importante ele estar feliz, gostar de praia, da cidade, da vida que leva. Ele tem qualidade e por isso está na seleção brasileira. Feliz na vida pessoal, vai render mais. Tive conversas sérias com ele e ressaltei sua importância para o grupo e para chegar bem à Seleção. Fred está bem, motivado e, às vezes, temos até de freá-lo. O importante é que em breve estará à disposição e nos ajudará muito.”
Publicidade
CUIDADOS COM A FILHA
“Converso, aconselho a Carol. Hoje, ela é conhecida, filha do Renato Gaúcho e sempre digo que ela não pode dar mole. Sempre vão tentar fazer uma pegadinha com ela, deixá-la em maus lençóis, mas esse é o trabalho do pai, seja a filha conhecida ou não. Mas o fato de ela ser reconhecida, torna esse trabalho redobrado. Mas todo cuidado é pouco. Mas trabalho e ela precisa estudar. Não posso passar 24 horas na cola dela. Ela é uma adolescente, tem 19 anos de idade e precisa se divertir. Mas é uma excelente filha, tem uma grande educação, me escuta e não dá trabalho. Só que ela realmente é muito visada e não pode dar mole.”
Publicidade