Por rafael.arantes

Rio - A missão é complicada. O Fluminense precisa vencer o Horizonte por 2 a 0 ou por três gols de diferença para despachar um fantasma já conhecido em sua caminhada na Copa do Brasil. Após perder a primeira partida do confronto por 3 a 1, o Tricolor corre o risco de ser eliminado na primeira fase da competição pela quarta vez em sua história. O retrospecto não é simples e para coroar sua estreia, o técnico Cristóvão Borges precisa deixar para trás um estigma das Laranjeiras na partida das 19h30 desta quinta-feira, no Maracanã.

Num total de 17 participações na Copa do Brasil, o Fluminense conviveu com alguns dilemas constantes na competição. Ser eliminado três vezes pelo Grêmio é um fantasma que também assombra o clube, mas, as despedidas na primeira fase falam mais alto. Após ser finalista em sua primeira participação, em 1992, o Flu voltou para a Copa do Brasil em 1994 e o reencontro não foi dos melhores. Dois empates marcaram a despedida do Flu na primeira fase. Um empate por 2 a 2 fora de casa e outro por 1 a 1 jogando com sua torcida, o Tricolor viu o Linhares avançar para a fase seguinte.

Flu precisa vencer por 2 a 0 para deixar para trás fantasma da eliminação na primeira fase da Copa do BrasilDivulgação

Quatro anos depois o fato se repetiu. Após bater o Santa Cruz com facilidade na fase preliminar, o Fluminense se despediu do torneio na primeira fase ao ser eliminado pelo Ceará depois de perder o primeiro jogo por 1 a 0 e ficar num empate sem gols na segunda partida. No ano seguinte, ao enfrentar o Paraná no pontapé inicial da competição, o Tricolor foi derrotado por 2 a 0 no primeiro jogo e mal sentiu o gosto de disputar o torneio em razão da eliminação automática com o resultado negativo em casa.

Os anos passaram, o Fluminense conseguiu seu título inédito em 2007, ficou três anos afastado em razão da participação na Libertadores e agora, 16 anos após a última frustração, o clube das Laranjeiras precisa mudar o resultado para se afastar do seu velho conhecido fantasma.

Última grande virada em 2009

Superar placares negativos nunca foi uma situação frequente para o Flu na Copa do Brasil. O Tricolor perdeu poucas vezes o primeiro jogo de um confronto do torneio. Porém, a última vez que o time emplacou uma reviravolta foi em 2009, contra o Águia de Marabá, do Mato Grosso.

O Fluminense havia perdido o primeiro jogo por 2 a 1, no Mangueirão. No jogo de volta, o Tricolor contou com a atuação brilhante de Maicon, que marcou duas vezes, e o gol de Eduardo Ratinho para cravar a vitória por 3 a 0 e garantir a vaga no Maracanã. Agora, o clube terá novamente a força de sua torcida para mudar o quadro e buscar a classificação na Copa do Brasil.

Presente na última grande virada do Flu na Copa do Brasil, Conca reforça foco da equipe no jogo no MaracaDivulgação

Presente na virada de 2009, Conca terá novamente a missão de reverter o resultado negativo para o Flu. Para o camisa 11, o "próximo jogo é sempre o mais importante" e, por isso, a partida contra o Horizonte, nesta quinta, provoca o nervosismo do craque, que admite a pressão para o duelo.

"Acho que a pressão existe em qualquer lugar do mundo e aqui não é diferente. Ninguém quer ser eliminado. A gente está aqui para lutar, para conseguir essa classificação para o Fluminense. O mais importante é fazer um bom trabalho, chegar no jogo e fazer tudo que o treinador pede para conseguir a classificação", declarou.

As participações do Fluminense na Copa do Brasil

AnoFase máximaÚltimo adversário
1992Vice-campeãoInternacional
19941ª faseLinhares
1996Oitavas de finalCriciúma
19971ª faseCeará 
19981ª faseParaná
19992ª faseJuventude
2000Quartas de finalAtlético-MG
2001Oitavas de finalGrêmio
2002Quartas de finalBrasiliense
2003Oitavas de finalSport
2004Oitavas de finalGrêmio
2005Vice-campeãoPaulista
2006SemifinalVasco
2007CampeãoFigueirense
2009Quartas de finalCorinthians
2010Quartas de finalGrêmio
2013Oitavas de finalGoiás


Você pode gostar