Por pedro.logato

Rio - Sensação do Brasileiro de 2013, Walter começa a competição deste ano no banco, mas o prestígio segue inabalável. Ciente de que o Fluminense precisa e conta com o seu talento para apagar a má impressão deixada no ano passado, ele está pronto para as cobranças. Mais magro, Waltinho perdeu 14kg desde janeiro e segue à risca a dieta elaborada pela nutricionista Renata Faro. No entanto, a fome de bola é insaciável para a alegria da torcida que o idolatra e para a ‘boa’ dor de cabeça do novo técnico Cristóvão Borges.

“Sem dúvida vou buscar o meu espaço. O jogador quando está relaxado se prejudica. Wagner é um exemplo. Não estava satisfeito no banco, o jogador nunca fica. Mostrou trabalho e conseguiu. Foi bem e se manteve no time. Imagine se ele relaxasse. Quando o professor precisar de mim, estarei lá para ajudar. Continuarei trabalhando firme porque sei que o Fluminense vai precisar de mim. Estou aqui para trabalhar”, ressaltou Walter.

Walter prevê um Brasileirão complicado para o FluminenseCarlos Moraes / Agência O Dia

Em dia com a balança, o camisa 18 tem orgulho das novas medidas. Na casa dos 92kg, o atacante está com autoestima elevada e não aceita mais as piadas por causa do sobrepeso. Com seis gols e boas atuações, ele conquistou o respeito de muitos que duvidaram de seu sucesso com a camisa tricolor.

“Sempre tinha piadinha. Diminuiu muito. Estou no peso certo. Só podem cornetar coisas sobre o jogo, e não que o Walter está acima do peso. Esse não é mais o problema. No peso ideal ou não, fui muito bem, fui escolhido o melhor atacante do Brasileiro de 2013, mas tinha a consciência de que precisa emagrecer este ano”, disse Walter.

A condição de reserva não limita os planos do xodó tricolor. Dono de uma qualidade indiscutível, Walter comprou a ideia do antigo técnico Renato Gaúcho — destacou que o camisa 18 entraria nos planos de Felipão caso a Copa do Mundo fosse disputada mais adiante: “Se fosse em 2015 (a Copa do Mundo), e eu desse continuidade ao trabalho, acho que teria chances. Mas hoje, a seleção brasileira está fechada. Por isso, só penso em ajudar o Fluminense.”

Sem biscoito e refrigerante

Se olhar no espelho era uma tarefa difícil para Walter. Na casa dos 106kg quando chegou ao Fluminense, o atacante comprou o projeto do clube para mudar de vez seus hábitos. Feliz, ele reaprendeu a se alimentar. Vícios — como biscoito recheado e refrigerantes — já fazem parte do passado.

“O segredo foi o foco total em emagrecer. Estava me sentindo mal. Agora sei comer com controle de quantidade e horário. Hoje, já como de tudo: lasanha, macarrão, carne, ovo, frango... Mas regrado. Doce evitei mais. Refri também”, disse Walter.

'Não é só uma torcida que gosta de mim'

Sincero, Walter prevê um Brasileiro de muita cobrança pela má campanha do Fluminense na edição de 2013. Presente na seleção dos melhores jogadores da última competição, o atacante quer chances para repetir a dose e superar a marca de 28 gols da temporada passada.

O Dia: O fato de o Fluminense ter evitado a queda por erros de Flamengo e Lusa aumenta a pressão sobre a equipe?

Walter: É complicado. A pressão vai ser muito maior. Mas eu e os outros estamos preparados. Trabalhamos bem para estrear com o pé direito no Brasileiro. Quanto mais pontuar em casa, melhor. Sabemos disso.

O Dia: Qual é sua meta de gols em 2014?

Walter: É difícil falar em quantidade de gols. No Goiás estava jogando e era mais fácil. Estou na reserva, mas buscarei os gols quando entrar.<QA0>

O Dia: Qual é segredo do seu carisma?

Walter: Sou um cara muito sortudo. Não é só uma torcida que gosta de mim. Antes de acertar com o Flu, torcedores de Botafogo, Flamengo e Vasco pediam para eu jogar em seus times. Sou sincero, não me escondo.

Você pode gostar