Por edsel.britto
Rio - Após uma temporada irregular, Rafael Sobis está a procura de um novo clube para a próxima temporada. Quem confirma é o vice-presidente de futebol do Fluminense, Mário Bittencourt. Segundo o dirigente, o atacante já tinha planos de sair do Rio na próxima temporada e o clube já o liberou para procurar um novo destino. Além disso, ele também confirmou que Sóbis teve uma sondagem de um time mexicano e pode migrar para o futebol de lá.

"Já era um desejo do Sóbis sair do Rio de Janeiro nessa temporada. O que conversamos é que o liberaremos se houver alguma proposta que agrade aos dois, não necessariamente financeira, porque ele pode assinar pré-contrato em janeiro. É um campeão aqui, sempre jogou com afinco. Disse para nós que tentaria uma colocação em outro clube nesse fim de ano. Dissemos a ele que não dificultaríamos. Temos uma conversa marcada para segunda ou terça com o empresário dele. Hoje, de concreto, não tem nada, mas me parece que tem uma grande possibilidade dele ir para o Méxco, sim", disse Bittencourt em entrevista à Rádio Tupi.

Sobis já havia sido especulado em times como Palmeiras e Internacional, mas o alto saláio recebido no Tricolor, cerca de R$ 450 mil mensais, teria assustado os clubes que teriam desisitido da negociação. O atacante tem contrato até 19 de julho com o Fluminense e a partir de janeiro já estaria liberado para assinar com qualquer outro time.

O Flu confirmou que Rafael Sobis está liberado para procurar um novo clube e o México é provável destinoMárcio Mercante

Confira outros trechos da entrevista:

Retorno de jogadores emprestados
Publicidade
O Igor Julião tem grandes chances de ser aproveitado. O Bruno foi embora e Wellington Silva ainda é duvida porque o Inter tem o direito de compra até o dia 31 de dezembro e ainda não se manisfestou. Em relação aos atacante temos o Fred, Walter, Samuel e Michael, que são quatro atacantes de áreas, mas que não devem ficar todos, porque não vão ter espaço para jogar e provavelmente algum deles deve sair. Vamos tentar mesclar os jogadores de renome com os da base e ainda vamos buscar alguns atletas até o fim do ano.
Fred
Publicidade
Não chegou nenhuma proposta oficial ao Fluminense, e aliás, por nenhum outro atleta. Qualquer jogador do Fluminense terá sempre a possibilidade de ser negociado por conta do contrato e desde que cubram a multa. Em relação ao Fred, reitero que não houve nenhuma proposta oficial não teve nenhuma, ele tem contrato e continua sendo jogador do Fluminense. No caso da especulação que surgiu de ele ir para o Inter, eu vi que cogitaram que ele teria aceitado receber menos do que aqui. Achei um contra senso, porque ele ainda tem um ano de contrato e acredito que não sairia para receber menos em outro lugar.
Edson de saída?
Publicidade
Ele tem contrato de empréstimo até maio e temos a opção de compra e vamos exerce-lá. Não vamos liberá-lo de jeito nenhum.
Walter fica?
Publicidade
O Walter tem contrato de empréstimo até o final de 2015, mas a negociação feita por ele no fim do ano passado foi definido que o Flu pagaria um valor por esse contrato e receberia 25% do passe dele. Ele continua sendo do Porto, os direitos Federativos. Caso o Flu efetue o pagamento, será dono de 25% dos direitos econômicos dele enquanto ele tiver contrato com o Porto. Fora isso, o Flu teria que fazer uma proposta pelo restante dos direitos. Temos uma pessoa negociando com os portugueses se querem dinheiro ou direitos de alguns jogadores nossos. Se ele não ficar, será por outros motivos, pela vontade dele. Existe um pagamento a ser feito, onde qualquer outro clube pode vir, pagar o que tem que ser pago e levá-lo. Queremos contar com o jogador para 2015, mas se for o desejo dele de sair, não vamos querer atleta que não queira ficar. Não tem especificado quais jogadores são, a clausula é aberta. Foi uma negociação feita na época, na qual o Flu pode oferecer percentuais de alguns atletas para fechar a transação. É percentual de direitos econômicos de atletas, mas não tem nenhum em vista do Porto, mas se pagarmos em dinheiro, isso tudo acaba. Mas pode ser que eles queiram alguém e vamos negociar.
Planejamento 2015 e reforços
Publicidade
Já temos algumas coisas adiantadas. Não posso falar sobre contratação ou negociação porque alguns colegas acabam dizendo que a gente fracassou em algumas tentativas e não gosto disso. Ao mesmo tempo que o atleta é oferecido para a gente, são oferecidos para outros clubes e não falo sobre nada até que esteja assinado. Devemos contratar entre 5 e 7 atletas, com prioridade para a lateral esquerda. Na direita, a tendencia é seguir com o Renato e o Julião. Fora isso, estamos monitorando os jogadores, temos uma lista com atletas de todas as divisões e queremos prioritariamente atletas polivalentes que joguem em três posições pelo menos. Vamos tentar manter os medalhões que tem contrato com a Unimed. Devemos buscar pelo menos um ou dois atacante de velocidades e se possível um meia atacante para atender a demanda do esquema tático que o Cristóvão gosta de usar e vamos tentar encontrar os jogadores que ele quer.

Publicidade