Por pedro.logato
Rio - Por meio do seu site oficial, o Fluminense confirmou que a partida contra o Friburguense, neste domingo, válida pela 1ª rodada do Carioca, vai acontecer em Volta Redonda. A decisão de transferir o confronto para o Raulino de Oliveira aconteceu porque o Tricolor não entrou em acordo com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) devido aos novos valores dos ingressos, que foram barateados para os jogos do Maracanã. Em uma nota oficial, o clube das Laranjeiras chegou a comparar a decisão da Ferj com o Ato Institucional número 5, estabelecido pelo governo do presidente Costa e Silva, na Ditadura Militar. O ato baixado em 1968 tinha como principais decisões: a proibição de manifestação pública contra o governo e o fechamento do Congresso Nacional do país.

Em reunião do Conselho na última quinta, decidiu-se pela diminuição do preço dos ingressos. A proposta foi do presidente do Vasco, Eurico Miranda, e teve o apoio de Botafogo e dos pequenos. Os únicos contrários foram Flamengo e Fluminense, que alegaram prejuízo em seus programas de sócio-torcedor e no contrato com o Maracanã. Ao lado do Consórcio que administra o Maracanã, os dois clubes escreveram uma manifesto de repúdio à decisão da Ferj. Os valores estabelecidos variam de R$ 5 a R$ 50.

Fluminense vai enfrentar o Friburguense em Volta RedondaCarlos Moraes

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Fluminense

Confira a nota oficial do Fluminense:

"O Fluminense Football Club, na condição de filiado, vem a público registrar que repudia todas as acusações feitas pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro na RDI 003/15, mas acatará a determinação de disputar a partida contra o Friburguense no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, no próximo dia 1 de fevereiro.
Publicidade
Como fundador da Federação e pioneiro no profissionalismo no futebol carioca, o Fluminense cumprirá a decisão de uma entidade tão gabaritada, que organiza, atualmente, a melhor competição do futebol brasileiro. Afinal, o Campeonato Carioca tem, há alguns anos, as melhores médias de público registradas no país.
Além disso, em respeito aos patrocinadores e detentores dos direitos de transmissão da competição, o Fluminense não irá se opor a levar o que há de melhor no futebol carioca a outras praças do estado, apesar de entender que tal medida trará enormes prejuízos de visibilidade e na parte técnica ao Estadual.
Publicidade
Embora a Federação pretenda instaurar o Ato Institucional número 5 no futebol carioca, não será o Fluminense Football Club o “subversivo” desta competição. Não é e nunca será este o nosso papel. Ao Fluminense sempre coube a vanguarda, no melhor sentido da palavra. Lembremos Chico Buarque: “Hoje você é quem manda, falou tá falado, não tem discussão”.
Apesar da decisão de mudar o local da partida a menos de uma semana do início da competição, convidamos os torcedores sul-fluminenses a prestigiar a estreia tricolor. Aos cariocas, se permitido for, esperamos em breve reunir todos os guerreiros em nossa casa, do lado direito das tribunas do Maracanã. Lugar que, por contrato e pelos próximos 34 anos, é nosso.
Publicidade
O Fluminense reconhece que a atual gestão da Ferj faz todo o esforço para que os campeonatos não terminem como os de 1990, 1992 e 1998, quando no primeiro tivemos um clube dando volta olímpica com um barco de papel, no segundo os clássicos foram disputados fora do Maracanã e o terceiro foi repleto de W.Os, com o jogo final em Moça Bonita e um curioso apagão antes do gol que decidiu a competição. Qualquer semelhança seria mera coincidência…
Deixamos registrado que apesar de cumprir a determinação exigida, o Fluminense fará valer todos os seus direitos frente aos prejuízos materiais que possa sofrer, e que protegerá os torcedores do Rio de Janeiro levando aos órgãos competentes quaisquer descumprimentos das leis vigentes no país.
Publicidade
Além disso, reafirmamos o compromisso com o Clube de Regatas do Flamengo e a Concessionária Maracanã pela transformação do futebol brasileiro, conforme manifesto divulgado no último dia 22.
Finalizamos com Chico Buarque: “Apesar de você, amanhã há de ser outro dia…”
Publicidade