Por pedro.logato

Rio - Ex-jogador do Fluminense nos anos 1970 e ex-treinador do clube, Gilson Gênio morreu neste domingo. Ele tinha 59 anos e não resistiu a um câncer colorretal. Gilson lutava contra a doença desde 2014 e teve o quadro agravado nos últimos meses. O velório acontece na tarde deste domingo na Câmara Municipal de Itaguaí e o enterro será às 9h desta segunda-feira no cemitério São Francisco Xavier de Itaguaí.

Conhecido pela habilidade, Gilson foi apelidado de "Gênio" pela torcida tricolor pela inteligência e pela velocidade com que executava as jogadas. Como jogador profissional, iniciou a carreira em 1975, no Fluminense. Pelo Tricolor das Laranjeiras, atuou até 1979, sendo bicampeão do Estadual em 1975 e 1976 pela Máquina Tricolor. Além do Fluminense, Gilson passou por Bahia, America, Grêmio (esteve no elenco campeão da Libertadores de 83), Bangu (onde foi vice-campeão Brasileiro em 85, perdendo a final para o Coritiba), Cerro Porteño-PAR, Inter de Limeira-SP (campeão paulista em 1986) e Santa Cruz.

Gilson Gênio tinha 59 anosErnesto Carriço / Agência O Dia

Após o término da carreira de jogador, Gênio retornou ao Fluminense para ser treinador interino do profissional do clube em alguns momentos entre 2003 e 2009. Seu último trabalho à frente de uma equipe aconteceu em 2014, quando ele dirigiu o São Pedro, time que disputou a Série C do Rio. Desde então, lutava contra um câncer colorretal.

O presidente do Fluminense, Pedro Abad decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-jogador e técnico do Tricolor. A partida de quarta-feira contra o Grêmio pela Copa do Brasil terá minuto de silêncio. Os telões do estádio vão exibir ainda uma homenagem especial do clube a seu ídolo.

Você pode gostar