Com seis jogos no Brasileiro, Pedro está no limite para se transferir - LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Com seis jogos no Brasileiro, Pedro está no limite para se transferirLUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Por O Dia

Depois de oito meses de inatividade por causa de uma grave lesão no joelho, o atacante Pedro vai, aos poucos, reencontrando o bom condicionamento físico para ser titular absoluto do Fluminense para a disputa do Brasileiro. Os poucos minutos em campo diante do Santa Cruz, na semana passada, animaram os tricolores. Mas a euforia precisa ser controlada, já que não há ainda um prazo certo para que o camisa 9 seja escalado como titular. Nesta quinta-feira, ele estará no banco de reservas contra o Santa, na partida de volta da quarta fase da Copa do Brasil.

Quando Pedro realmente tiver condições físicas para ser titular, Fernando Diniz terá de pensar em uma solução para encaixar um atacante fixo em seu esquema de jogo, que dá ênfase ao toque e à posse de bola. Desde o início da temporada, o treinador tem utilizado Everaldo e Yony González pelos lados, com Luciano fazendo o papel de atacante de área.

Mas como Everaldo está de data marcada para sair do clube — ele deve seguir para o Corinthians no início de maio — , Pedro entrará em sua vaga de origem, com Yony e Luciano (artilheiro do Fluminense na temporada com 12 gols) pelas pontas. O primeiro jogo do Fluminense em maio será no dia 2, contra o Santos, na Vila Belmiro. Mas, por ser um jogo de muita pressão, Pedro não deve ser escalado inicialmente.

Para o jogo de quinta-feira no Arruda, Fernando Diniz ainda estuda três opções para substituir Paulo Henrique Ganso, que sofreu uma lesão muscular e não tem previsão de retornar. A escolha mais óbvia seria a entrada de Daniel, que começou a temporada como titular. Léo Artur, que recentemente chegou ao clube depois de se destacar pela Ferroviária (SP), também tem chance. O volante Dodi seria a alternativa mais cautelosa, já que os tricolores estão em vantagem após a vitória por 2 a 0 no primeiro jogo.

Jogadores na lista de dispensas

Às vésperas da estreia no Brasileiro, o Fluminense pode emprestar, ou até mesmo negociar, alguns jogadores para aliviar a folha salarial e abrir espaço na lista de inscritos para a próxima fase da Sul-Americana. O lateral-esquerdo Marlon e o atacante Mateus Gonçalves, que nem sequer foram relacionados para os últimos jogos, podem deixar as Laranjeiras. O primeiro, que tem contrato até 2021, já foi procurado por clubes da Série A. Já Mateus, emprestado pelo Sport, pode ser liberado de vez para o Ceará.