Por pedro.logato

Rio - Esporte que causou sensação nos Jogos Pan-americanos do Rio, em 2007, o badminton volta à cidade na Olimpíada prometendo uma competição de altíssimo nível. Em Londres-2012, os atletas chineses dominaram a competição, levando todos os ouros (cinco) nos torneios individuais e duplas (masculino e feminino) e nas duplas mistas.

O esporte entrou para o programa olímpico em Barcelona-1992 e a China vem dominando, com 38 medalhas, sendo 16 de ouro. No Rio, serão distribuídas medalhas nas seguintes categorias: individual (masculino e feminino), duplas (masculino e feminino) e duplas mistas. As partidas serão no Pavilhão 4 do Riocentro.

Badminton entrou no programa olímpico em 1992Ernesto Carriço / Agência O Dia

As regras são simples: com uma raquete, os atletas devem fazer com que a peteca toque o campo do adversário, passando por cima da rede. Vence quem marcar mais pontos. Cada partida tem três games de 20 pontos cada. Vence quem ganhar dois.

As petecas são feitas de material natural ou sintético e podem pesar de 4,74g a 5,5g. Nos Jogos Olímpicos, a peteca terá 16 penas de ganso. As raquetes são mais compridas e com aro menor do que as de tênis, medem 67cm e pesam entre 85g e 110g.

Os golpes mais famosos são “clear (bola alta no fundo da quadra)”, “drop” (toque curto na peteca para cair junto à rede) e “smash” (uma cortada forte). Os golpes podem chegar a 400km/h.

HIPISMO SE DIVIDE EM 3 MODALIDADES

O hipismo está dividido em três diferentes modalidades nos Jogos Olímpicos do Rio: concurso completo de equitação (CCE), adestramento e saltos. Todas as provas serão disputadas no Centro Olímpico de Hipismo, em Deodoro.

O CCE é formado por três provas — adestramento, cross country e saltos — e cada uma delas é disputada em um dia diferente.

Já no adestramento, o cavaleiro deve conduzir o animal para executar movimentos obrigatórios — como passos, trotes e galopes —, e livres, coreografados ao som de uma música.
No Rio, serão seis medalhas (duas de ouros, duas de pratas e duas de bronzes) em provas por equipes e individual.

E no concurso de saltos, o atleta e seu cavalo devem completar

Você pode gostar