Por pedro.logato

Rio - Daqui a um mês, a Vila Olímpica receberá seus primeiros moradores. Esse é o período que o Comitê Rio-2016 terá para fazer os ajustes finais nas instalações que receberão mais de 17 mil pessoas ao longo dos Jogos. À frente da “casa dos atletas”, estará a ex-jogadora de basquete Janeth Arcain.

Ela foi nomeada prefeita da Vila Olímpica pelo presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman.

Vila Olímpica foi aberta aos jornalistasDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

“Participei de quatro Jogos e conheço bem as Vilas Olímpicas. Espero que os atletas possam descansar, se divertir e celebrar. Todas as áreas funcionais da Vila estão se preparando e estarão 100% funcionando no dia da abertura”, garantiu Janeth, duas vezes medalhista olímpica (prata em Atlanta-1996 e bronze em Sydney-2000).

Operários ainda trabalham a todo vapor para entregar a obra oficialmente, no dia 24 de julho. Nos próximos dias, será instalada uma cerca dupla no entorno.
Os espaços dedicados à academia e ao restaurante já ganharam corpo, mas outros, como a zona internacional, ainda receberão decoração e equipamentos.

O “time da Vila” vai envolver 13 mil profissionais. Existe um cuidado para que os 2.500 voluntários estejam preparados para as mais diversas situações que poderão encontrar no dia a dia da Vila. Para isso, já está programado um treinamento com os eles. Ainda trabalharão no local 500 funcionários e 10 mil terceirizados.

Nos quartos%2C as camas de dois metros poderão ser estendidas por mais 30cmDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

CONDOMÍNIO FECHADO

Nos 3.604 apartamentos divididos nos 31 prédios da Vila, houve a preocupação com o conforto e a praticidade. Todas as camas têm dois metros, mas podem ser estendidas por mais 30 centímetros.

Entre os acessórios listadas na Vila, a disponibilização de 12.200 repelentes eletrônicos chama a atenção num momento em que muitos atletas estrangeiros manifestaram preocupação com o vírus Zika no Brasil.

Para facilitar a vida dos atletas, a chamada zona internacional oferecerá serviços bancários, de lavanderia, de salão de beleza, lanchonete e área para receber convidados. Haverá um telão para transmissão das competições. Também está em fase final de montagem o espaço que será dedicado a um centro inter-religioso, que atenderá atletas de diferentes crenças.

O restaurante, que servirá 60 mil refeições diariamente, ficará aberto 24 horas. O espaço é de 9 mil m². Haverá oferta de comidas típicas do Rio próximo à Rua Carioca, onde serão hasteadas as bandeiras das mais de 200 delegações. Serão disponibilizadas bicicletas para facilitar o deslocamento dos atletas pelos mais de 200 mil m² do terreno.

Você pode gostar