Por luis.araujo

Rio - Favorito absoluto à medalha de ouro, Renaud Lavillenie foi surpreendido por Thiago Braz e terminou com a prata no salto com vara masculino, na noite da última segunda-feira, no Estádio do Engenhão. A derrota, e a forma como ela aconteceu, irritaram o francês, que saiu reclamando da torcida e comparou o público do Engenhão aos alemães nazistas que vaiaram Jesse Owens, negro americano, na Olimpíada de 1936, em Berlim.

"Não houve fair play por parte do público. Isso é para futebol, não para o atletismo. Em 1936, o público estava contra Jesse Owens. Não víamos isso desde então. Preciso lidar com isso. Para as Olimpíadas, não é uma boa imagem. Não fiz nada para os brasileiros", declarou ele logo após a derrota.

Lavillenie ficou frustrado com atuação da torcida brasileiraAFP

No momento em que o ouro ficou entre Lavillenie e Thiago, a torcida vaiou e desconcentrou o francês, que se irritou com a situação. Ele mesmo, porém, admitiu que não cabia uma comparação com o nazismo e mudou seu discurso logo depois.

"Eu acho que cometi um erro. Foram minhas primeiras palavras e eu não me dei conta, não queria comparar a isso. Foi só sentimento que eu tive. Na minha vida toda eu nunca tive um sentimento como esse. Foi provavelmente porque estava muito irritado. Como eu disse antes, quando você treina muito fortemente para a competição da sua vida e tem uma torcida como essa, não é fácil", disse Lavillenie, mantendo o tom contra o público.

Durante a disputa, Lavillenie chegou a fazer sinal de negativo com as mãos ao ver como o público estava se comportando e culpou a torcida por não ter alcançado o primeiro lugar."Eu competi diante de muitos, muitos públicos, mas nunca vi uma torcida toda contra mim. Na verdade, contra todos que não eram o brasileiro. Eu me sentia confiante para pular os 6,08 m, mas não conseguia focar por causa do estádio", completou.

À imprensa francesa, logo após a prova, Lavillenie afirmou que espera dar o troco daqui oito anos – a cidade de Paris é candidata a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2024. A decisão será anunciada em 13 de setembro de 2017. “Esperamos receber os Jogos Olímpicos em 2024, e vou devolver a ele na mesma moeda”, resumiu o saltador, de 30 anos.

Ainda na noite desta segunda-feira, o francês publicou uma foto em sua conta no Instagram. Na mensagem, comemorou o resultado e criticou “a falta total de respeito do público”.

“Dei tudo de mim e não tenho arrependimentos. (Foi) uma incrível disputa. Só estou decepcionado com a falta total de respeito do público - isto não é digno de um estádio olímpico. Mesmo assim, estou feliz com esta medalha”, publicou.

Você pode gostar