Olimpíada

'Foi uma Olimpíada icônica. São Jogos no meio da realidade', diz Thomas Bach

Dirigente faz balanço positivo do evento e garante que o COI voltaria a escolher o Rio de Janeiro como cidade-sede

Rio - Por trás dos óculos de aro fino, o ar sisudo, típico dos alemães. Nas palavras, um tom afável, simpático, macio, de quem está feliz com o que se passa em suas lentes. Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional fez ontem um balanço geral dos Jogos do Rio e mostrou estar satisfeito. Afirmou que a entidade certamente voltaria a escolher a cidade como sede do megaevento esportivo, já que conseguiu realizar uma edição “inesquecível e icônica” dos Jogos Olímpicos.

Thomas Bach gostou do que viu na Olimpíada do Rio e diz que traria os Jogos novamente para cidade Efe

RIO DE JANEIRO COMO SEDE

“Sim, a escolheríamos agora. Por isso que comentamos que estes Jogos foram icônicos e inesquecíveis. Não foram organizados dentro de uma bolha, mas em uma cidade onde há brechas sociais e a vida comum seguiu seu curso. Isso é muito bom. Não estamos isolados de um país ou da sociedade. Com estes Jogos, o COI mostrou que é possível organizar o evento em países que não estão nas primeiras posições da lista de PIB, países que mostram solidariedade entre eles, entre os atletas, que estamos prontos para enfrentar a realidade social. Passamos por situações de tensão, mas o saldo é muito positivo.”

SEGURANÇA

“Alguns incidentes que fazem parte de uma realidade social do país. Isso não só ocorreu durante os Jogos. Existe uma situação especial aqui sobre a segurança, já sabíamos disso e as autoridades souberam lidar com o tema de forma adequada.”

LUGARES VAZIOS

“É uma pena que nos primeiros dias os estádios não estivessem ocupados em suas capacidades máximas. Em princípio, a venda de ingressos foi muito lenta e também lidamos com desafios de acesso a estádio e transporte. Mas vimos empolgação na maior parte dos estádios e também em esportes que não são populares no Brasil. Antes de vir para cá, fui à final de badminton entre China e Malásia e a plateia estava fantástica. E nem preciso falar do ambiente na arena de Copacabana quando o Brasil estava jogando o vôlei de praia.”

NÍVEL DOS ATLETAS E ARENAS

“O nível em geral foi altíssimo com um desempenho espetacular dos atletas. Só posso parabenizá-los por isso, pelo espírito, pelos resultados espetaculares, algo que só é possível com instalações excelentes. Não é nem preciso falar da praia de Copacabana, a arena de vela, de canoagem, o Sambódromo para o arco. São lugares míticos.”

Relacionadas

    Comentários

    Mais lidas

      Escolha do Editor

        Newsletter

        Receba gratuitamente o melhor conteúdo de O DIA no seu e-mail e mantenha-se muito bem informado

        teste
        • Anuncie também pelo DIAFONE(21) 2532-5000
        Anuncie