Rio - A boa vantagem adquirida no jogo de ida contra o Nacional-AM fez o Vasco garantir a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil com uma vitória por 2 a 1, de virada, na partida desta quinta-feira, em São Januário. Após começar perdendo logo aos seis minutos, o Gigante chegou ao empate com o jovem Marlone e assegurou tranquilamente a vaga na próxima fase da competição, onde irá enfrentar o Goiás.
O ritmo inicial da partida era ameno. Com a vantagem, o Vasco estudava o jogo e evitava se arriscar muito. De outro lado, o Nacional buscava o ataque a todo momento e logo aos seis minutos, Fillipe Souto fez pênalti em Erick. Na cobrança, Danilo Rios viu Diogo Silva defender mas não vacilou novamente e aproveitou o rebote para abrir o placar em São Januário.
Tentando o empate para conseguir uma maior tranquilidade no jogo, o Vasco passou a atacar com mais frequência. Com dificuldades para finalizar as jogadas, foi aos 19 minutos que Fillipe Souto acertou bom chute e quase igualou o marcador se não fosse a boa defesa do goleiro adversário.
Implementando uma grande pressão, os donos da casa voltaram a ter uma grande chance aos 23 minutos, quando Marlone acertou um belo chute no travessão do Nacional e ainda viu o árbitro não assinalar um pênalti sobre Nei dois minutos depois. A pressão deu certo e aos 33 minutos o jovem Marlone mostrou o motivo de ter sido o escolhido para ocupar a vaga de titular na equipe. Ao receber bom passe de Yotún, o camisa 30 acertou um belo chute e empatou o jogo na Colina. Ainda pressionando os visitantes, o Vasco não conseguiu virar o placar na primeira etapa e foi para o vestiário com um empate, resultado também favorável ao Gigante.
Para o segundo tempo o objetivo do Vasco era tentar assegurar de vez a classificação. Após bons ataques nos primeiros minutos, o Cruzmaltino ainda se assustou com algumas boas chegadas do Nacional na área vascaína. Chegando com perigo na área adversária, o time carioca repetiu a dificuldade em finalizar as jogadas. Sem contar com a presença de André, o Gigante atuava sem um jogador centralizado, o que complicava o poder de fogo de seu ataque.
Se Marlone era o melhor em campo, o jovem talento deixou a partida aos 24 minutos do segundo tempo para dar lugar ao garoto Willie. Tranquilo com o resultado e a classificação encaminhada, o Vasco não se mostrava preocupado e mesmo chegando com certa tranquilidade ao ataque, não demonstrava nervosismo por não conseguir passar a frente no placar. Com o ritmo de jogo cada vez mais leve, a partida só teve um novo grande lance aos 43 minutos, quando Dakson deu a vitória e garantiu de vez a classificação vascaína.