Por edsel.britto

Rio - A brincadeira ficou de lado. Depois de dois empates frustrantes e com atuações abaixo da média, o Vasco volta a campo neste sábado, às 16h10, ciente de que precisará convencer novamente para não ver os líderes da Série B se distanciarem.

Antes de encarar o Náutico, em São Januário, o técnico Joel Santana mudou de estilo, evitou as piadas e manteve o mistério antes de a bola rolar. Com dois meses de salários atrasados, o grupo ainda ganhou o ‘carinho’ do papai, que não poupou os petelecos em quem errasse na roda de bobo ontem.

Após dois empates seguidos, Joel Santana deixou as piadas de lado nos treinos do VascoDivulgação

Se o Vasco tropeçar de novo, o peteleco vai virar puxão de orelha. Mas, com pouco tempo para trabalhar, Joel tem conversado para corrigir os erros. Dessa vez, entretanto, a reunião no vestiário contou com a presença do presidente Roberto Dinamite e do diretor-executivo Rodrigo Caetano. Os dois meses de salários atrasados foram um dos temas. Os jogadores e a diretoria discutiram formas de amenizar o problema financeiro do clube.

Em campo, um rápido bate-papo entre o treinador e seus comandados. Para amenizar o clima, porém, Joel Santana decidiu participar da punição da tradicional roda de bobo que serve como aquecimento. Quem errou os passes levou petelecos do treinador na orelha. A atitude quebrou o gelo e provocou risadas nos jogadores.

Mas Joel tem outros problemas para resolver. Insatisfeito com a atuação do time contra o Atlético-GO e o Oeste, o treinador, de olho na sequência de três jogos em casa nas próximas quatro rodadas, prometeu mudanças. Embora tenha mantido o mistério, a equipe deve entrar em campo com duas alterações. Dakson e Thalles largam na frente.

Jogadores levaram bronca do técnico Joel que pediu seriedade ao time para reagir na Série BDivulgação

“Devo manter 90% do time que terminou o jogo contra o Oeste. Ainda estou pensando o que vou mudar pois não tive tempo. Vamos avaliar”, afirmou o papai, que deu uma dica importante: “Queria casar uma dupla ou trinca (no ataque) para acertar a equipe. Precisamos de mais força ofensiva, pois temos a obrigação de vencer. Empatar em São Januário não está em discussão. Vamos enfrentar mais uma equipe fechada atrás e precisamos ter muito cuidado.”

Barcelona como exemplo

Joel Santana até admite a queda de rendimento do Vasco nos últimos jogos da Série B, sabe que precisa melhorar e que não há mais tempo para tropeços. O treinador, entretanto, descartou que o problema é exclusivo de sua equipe. Para o comandante, trata-se de uma questão global no futebol. Guardadas as devidas proporções técnicas, o papai usou o Barcelona de Neymar e Messi como exemplo.

Ele citou o jogo do time da Catalunha contra o Apoel, do Chipre, pela Liga dos Campeões da Europa, no meio de semana. “Vocês viram o Barcelona? Quanto foi o jogo? Contra quem? Se fosse em outra época teriam vencido de três para cima. Tirando o Real Madrid, todo mundo tem encontrado aperto”, disse Joel. Na ocasião, o Barcelona venceu por apenas 1 a 0.

Atletas posam com nova camisa

A parceria com a Penalty, que dura desde 2009, acabará na partida de hoje. O Vasco, que terá de confeccionar seu próprio uniforme nas próximas duas rodadas (contra Sampaio Correa e Joinville), entretanto, já pensa no futuro. Ontem, no hotel onde o time fica concentrado, os jogadores já vestiram a camisa fabricada pela empresa Umbro, que a partir de outubro passará a fornecer o material esportivo do clube.

O ensaio fotográfico faz parte da ação de marketing para a divulgação do novo uniforme. Se o modelo é guardado a sete chaves para o lançamento oficial, no dia 2 de outubro, véspera da partida contra o Bragantino, na sede da Lagoa, já se sabe que o goleiro uruguaio Martín Silva será homenageado e vestirá uma camisa azul celeste em alusão à sua seleção.

Na última semana, a diretoria do Vasco divulgou nota oficial agradecendo os serviços prestados pela Penalty nos últimos cinco anos. Curiosamente, a loja oficial da empresa em São Januário já não tinha produtos expostos em sua vitrine.

Você pode gostar