Por pedro.logato

Rio - Apesar do acesso conquistado neste sábado diante do Icasa, o terceiro lugar do Vasco na Série B também serviu para aumentar uma marca negativa dos grandes clubes cariocas na competição. Fluminense, Botafogo e Vasco somados disputaram a Segunda Divisão por quatro vezes e em apenas uma ocasião, um gigante carioca venceu a competição, no caso, o próprio Cruzmaltino, que levantou o troféu em 2009. Além dos clubes cariocas, outros grandes brasileiros já disputaram a Série B. Recentemente, Palmeiras, Grêmio, Corinthians, Atlético-MG disputaram a competição e se sagraram campeões, o Alvinegro Paulista por duas vezes. Além dos times cariocas, apenas um outro grande deixou de vencer a Série B. Em 1992, o Tricolor Gaúcho ficou em oitavo lugar, mas mesmo assim conseguiu voltar à elite.

Vasco levantou o título da Série B em 2009Reprodução Internet

Rebaixamento Tricolor

O Fluminense foi o primeiro clube carioca a disputar a Série B, em 1998. Com um modelo de disputa completamente diferente do atual, o Tricolor acabou fazendo uma péssima campanha e foi rebaixado para a Terceira Divisão.

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Vasco

A competição foi disputada por 24 clubes, inicialmente divididos em quatro grupos de seis equipes. Sete equipes foram rebaixadas e 16 times se classificaram para a segunda fase. Os cariocas terminaram a competição com duas vitórias, três empates e cinco derrotas.

Em 1998%2C o Fluminense teve uma péssima campanha na Série B e foi rebaixado para a Série CMarcelo Regua

Vice-campeonato do Fogão

Enquanto a Série A experimentava pela primeira vez os pontos corridos em 2003, a Segunda Divisão ainda recorria a uma fase eliminatória para qualificar as suas equipes para a elite. Com 24 times, os oito mais bem colocados, em turno único, foram remanejados para dois quadrangulares. Depois, os dois melhores desses dois quadrangulares se qualificaram para um quadrangular final. No fim, os dois gigantes Palmeiras e Botafogo garantiram o seu retorno para a Série A. O título ficou com o clube paulista.

FOTOGALERIA: Vasco conseguiu acesso com empate no Maracanã

 

Em 2003, Botafogo foi vice-campeão e Palmeiras ficou com o títuloReprodução Internet

Título vascaíno em 2009

O Vasco disputou pela primeira vez a Série B, em 2009, já no formato atual de pontos corridos, com quatro equipes selecionadas para o acesso. Após um começo complicado, os cariocas passearam na competição, garantindo o título com três rodadas de antecedência. Além do Gigante da Colina, subiram para a Série A, o Guarani, o Ceará e o Atlético-GO.

Você pode gostar