Por fabio.klotz

Rio - O Vasco entrou em campo embalado por três vitórias seguidas (duas pela Copa do Brasil), em especial a do clássico com o Fluminense. Porém, sofreu um duro golpe: foi humilhado em São Januário. O Palmeiras atropelou - fez 3 a 0 logo no primeiro tempo - e goleou com facilidade: 4 a 1, neste domingo. Um resultado que machuca e aumenta a tensão da torcida. O Cruzmaltino agoniza na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Vasco fez um jogo para esquecer...André Mourão / Agência O Dia

São apenas três vitórias no Brasileiro. Nem em São Januário, que neste domingo teve bom público, o Vasco tem jogado bem. O Cruzmaltino, por mais uma rodada, continua na zona do rebaixamento. A distância para a salvação é de quatro pontos. Ou seja, o time não consegue sair da degola em apenas uma rodada. O Vasco está na 18ª colocação, com 12 pontos - o Figueirense, 16º, tem 16. O Palmeiras, por sua vez, ratificou a boa fase e entrou no G-4, agora com 28 pontos, na terceira colocação.

O retrospecto do Vasco em São Januário é um retrato da campanha do time no Brasileiro. O time venceu apenas uma vez em casa e amargou a terceira derrota, além de dois empates. Outro dado alarmante: o Cruzmaltino tem a pior defesa - levou 26 gols.

O Vasco contou com o retorno de Martín Silva, recuperado de contusão sofrida na Copa América. O goleiro não jogava desde 31 de maio. O uruguaio não foi bem, falhou e foi substituído no intervalo. Porém, está longe de ser vilão. O time foi dominado em casa.

Na próxima rodada, nesta quarta-feira, às 22h, o Vasco encara o Corinthians em São Paulo, na Arena Corinthians. O Palmeiras volta a campo no domingo e recebe, às 11h, o Atlético-PR, na Allianz Parque.

O jogo

O Palmeiras jogou um balde de água fria logo aos três minutos do jogo. Leandro Pereira recebeu na entrada da área e chutou no canto de Martín Silva: 1 a 0. O Verdão se sentia em casa e parecia até que jogava com um homem a mais, tamanho o domínio. O clube paulista ficava com praticamente todos os rebotes e atacava com tranquilidade. Após cruzamento da direita, Leandro Pereira acertou a trave. No rebote, Madson evitou chute de Egídio.

Vasco foi dominado no primeiro tempo e quase não viu a cor da bolaAndré Mourão / Agência O Dia

A superioridade do Palmeiras era clara. Não demorou para o segundo gol sair. Martín Silva cortou cruzamento para o meio da área. Dudu soltou a bomba e fez 2 a 0. A torcida do Vasco começou a perder a paciência. A situação ficou ainda pior. Após cobrança de falta, Martín Silva saiu mal e não achou a bola. Victor Ramos se aproveitou: 3 a 0 para o Verdão.

As vaias ficaram mais fortes em São Januário. O Vasco, apático, ganhou uma chance de diminuir. A zaga do Palmeiras tentou cortar, mas lançou Herrera. O atacante invadiu a área, driblou Fernando Prass, ajeitou o corpo e... acertou o travessão. Herrera desabou em campo, também incrédulo com a chance desperdiçada. O primeiro tempo terminou com vaias.

"Infelicidade, tentei fazer tudo certo, o zagueiro fechou, não chutei de primeira para tirar o zagueiro e peguei um pouco embaixo. Foi infelicidade. Às vezes você tenta fazer tudo certo e as coisas não saem", explicou Herrera.

No fim do primeiro tempo%2C Herrera perdeu chance clara de gol%3A que fase!André Mourão / Agência O Dia

O Vasco voltou com pacotão de mudanças. Celso Roth fez logo as três. Entraram Jordi, Serginho e Riascos. Martín Silva, Aislan e Dagoberto saíram. Desta maneira, Anderson Salles foi deslocado para a zaga. O Cruzmaltino quase diminuiu. Herrera recebeu na entrada da área e chutou. Fernando Prass salvou com o pé esquerdo.

O Palmeiras tratou de aniquilar qualquer chance de reação. Aos nove minutos, Robinho achou Leandro Pereira. O atacante cabeceou para o fundo da rede: 4 a 0. O Vasco diminuiu a vergonha. Riascos foi lançado e tocou na saída de Fernando Prass.

O clube paulista apenas cozinhou o jogo e impôs mais um vexame ao Vasco no Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

VASCO 1X4 PALMEIRAS

Estádio: São Januário
Público e renda: 13.775 pagantes / 14.875 presentes / R$ 348.740,00
Árbitro: Anderson Daronco
Gols: Leandro Pereira (Palmeiras, aos 3' do 1ºT e aos 9' do 2ºT), Dudu (Palmeiras, aos 17' do 1ºT), Victor Ramos (Palmeiras, aos 34' do 1ºT) e Riascos (Vasco, aos 23' do 2ºT)
Cartão amarelo: Rodrigo, Dagoberto e Madson (Vasco)
Cartão vermelho: - 

VASCO: Martín Silva (Jordi, no intervalo); Madson, Rodrigo, Aislan (Serginho, no intervalo) e Julio Cesar; Anderson Salles, Guiñazu, Jhon Cley e Andrezinho; Dagoberto (Riascos, no intervalo) e Herrera; Técnica: Celso Roth.

PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Jackson e Egídio; Gabriel, Arouca e Robinho (Cleiton Xavier, aos 31' do 2ºT); Dudu, Rafael Marques (Cristaldo, aos 15' do 2ºT) e Leandro Pereira (Lucas Barrios, aos 18' do 2ºT); Técnico: Marcelo Oliveira.

Você pode gostar