Por fabio.klotz

Rio - A vitória sobre o Flamengo, pela Copa do Brasil, trouxe novo gás à Colina. Tanto que os 90% de riscos de rebaixamento no Brasileirão parecem não intimidar mais time e treinador. A meta é audaciosa, mas todos estão dispostos a buscá-la. Se, no vestiário, já existe um pacto firmado para que o Vasco faça campanha para ser o campeão do returno, o matemático Tristão Garcia pondera, mas tenta manter o otimismo do torcedor.

Jorginho tem a missão de salvar o Vasco%3A meta é ser campeão do returnoDivulgação

“Não precisa fazer campanha de campeão. Repetir o aproveitamento de 2011 será suficiente. O Vasco somou 34 pontos no returno e com esse número escapará do rebaixamento”, afirmou o matemático.

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Vasco

Às vésperas do jogo com o Goiás, fora de casa e que marcará o início da escalada, a missão, nem mesmo na teoria, parece ser tranquila. Dono da defesa mais vazada da competição, com 31 gols sofridos, do pior ataque, com apenas oito marcados, e lanterna da competição, com 13 pontos somados, o Vasco, nos cálculos de Tristão Garcia, não pode pecar pela falta de regularidade.

VEJA MAIS: Confira a tabela e classificação do Campeonato Brasileiro

“Serão dezenove jogos. Nove no Rio e dez como visitante. Do total, seria importante vencer pelo menos seis em casa, quatro fora e empatar pelo menos quatro. Daria margem para apenas cinco derrotas”, previu Garcia, sem decretar o futuro em São Januário.

“É complicado, improvável, mas o Vasco é um tremendo de um clube. Não vou dizer que seja impossível, mas várias situações podem atrapalhar. Como a atuação da arbitragem, por exemplo. Só teremos uma ideia quando chegarmos à 28ª rodada. Por enquanto, o Vasco ainda não precisa de um milagre. Precisa de uma boa sequência de vitórias”, completou. É o que busca o técnico Jorginho no início de seu trabalho.

“Essa equipe não merece estar onde está. Se atingirmos a meta, vamos sair da zona de rebaixamento. Os jogadores compraram a ideia, estamos em estado de alerta e assim vamos ficar até dezembro”, disse o treinador, acompanhado pelo zagueiro Rodrigo.

“É hora de começar do zero. A disputa para a gente começa agora. Esse é o nosso pacto”, ressaltou.

Andrezinho e Luan devem voltar ao time

Para iniciar a missão de evitar o rebaixamento, o técnico Jorginho pode contar com a volta do zagueiro Luan e do apoiador Andrezinho, neste domingo, contra o Goiás. Os jogadores, que tiveram problemas na coxa direita e no joelho direito, respectivamente, treinaram sem problemas nesta quinta-feira e estão à disposição para ajudar o time.

Com a recuperação da dupla, o departamento médico do Vasco tem apenas o atacante Eder Luis, que tem feito trabalhos de reforço muscular. Entretanto, ainda não há previsão de volta.

Com mais opções para montar a equipe para o duelo no Serra Dourada, Jorginho, que ainda não teve tempo para impor o seu método de trabalho, deve manter a escalação que venceu o clássico com o Flamengo.

Você pode gostar