Por fabio.klotz

Rio - Apesar de o Vasco estar atolado na zona da degola, com apenas 13 pontos em 21 partidas, e com 98% de risco de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, segundo o matemático Tristão Garcia, o técnico Jorginho não perde a fé e se nega a jogar a toalha. O exemplo do Fluminense, que escapou da queda em 2009, serve de inspiração ao comandante vascaíno para mostrar aos jogadores que "milagres" acontecem no futebol.

Jorginho acredita na salvação do Vasco e faz contas para escapar da degolaDivulgação

Na época, o time tricolor era treinado por Cuca e tinha apenas 16 pontos até a 21ª rodada da competição. Apesar de ter uma vitória a mais que o Vasco, comparando-se com a tabela de hoje, o time tricolor estacionou nos 16 pontos até a 22ª rodada. Na 23ª, somou apenas um, chegando aos 17. E na 24ª e na 25ª, manteve-se com 18 pontos, cinco a mais que a atual pontuação do Gigante da Colina. A reação tricolor só começou para valer na 28ª rodada, quando o time decolou na competição e no fim escapou do descenso com 46 pontos.

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Vasco

Se o Vasco conquistar 30 pontos, ou seja, 10 vitórias nos 17 jogos que faltam, é praticamente certo que escape. Mas esse número pode ser ainda menor, dependendo dos resultados dos adversários diretos, casos de Joinville, Coritiba, Goiás, Avaí e Cruzeiro.

VEJA MAIS: Confira a tabela e classificação do Campeonato Brasileiro

“Pelo que vimos de média do Brasileiro nos últimos anos, vamos precisar de uns 42, 43 pontos... Então, precisamos hoje de 30 pontos, para nos dar tranquilidade. Temos de contar com vitórias e empates. Não adianta ficar pensando em ganhar dez jogos direto porque isso é muito pouco provável. Precisamos manter a regularidade e engatar uma vitória”, analisa o técnico Jorginho.

Mas o Vasco não terá moleza nos próximos jogos. Pega o Inter, nesta quarta-feira, fora de casa, o Atlético-MG, domingo, no Maracanã, e, no dia 9, a Ponte Preta, em Campinas.

“Uma coisa é positiva em se jogar com grandes equipes, que sonham com coisas grandes, eles vão se lançar. O jogo será mais aberto e podemos surpreendê-los”, aposta.

Novo reforço fez o dobro de gols do Vasco

O atacante Leandrão, 32 anos, ex-Brasil de Pelotas, será apresentado após o treino desta terça-feira, em São Januário. O jogador será o 31º reforço do Vasco na temporada. Com passagens por Inter, Botafogo, Vitória, Sport e Ponte Preta, Leandrão marcou nesta temporada 16 gols - sendo 11 na Série C - o dobro do Vasco no Brasileiro.

O artilheiro deve assinar por dois anos e chega para tentar melhorar a pontaria do time, que não faz gol há seis rodadas no Brasileiro. O técnico Jorginho conta para o setor com Riascos, Jorge Henrique, Thalles, Herrera, Rafael Silva, Romarinho, Eder Luis e Dagoberto, que ainda não deixou oficialmente o clube, mas está fora dos planos.

Você pode gostar