Por edsel.britto

Rio - A comemoração pelo gol de Eder Luis no último lance do jogo contra o Santos pode parecer estranho por conta da derrota por 3 a 1 nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. Porém, mesmo com o revés, o Vasco teve o que celebrar. Tudo por conta do regulamento da Copa do Brasil. Após estar perdendo por três gols, o tento de Eder faz com que o Cruzmaltino precise vencer por 2 a 0 no jogo de volta para avançar.

Nenê teve atuação apagada na derrota do Vasco por 3 a 1 para o Santos na Vila BelmiroCarlos Gregório Junior/Vasco.com.br/Divulgação

Pelo lado do Santos, Renato, Ricardo Oliveira e Lucas Lima marcaram os gols da vitória paulista. Agora os times voltam a campo somente no dia 21 de setembro, em São Januário, para decidir quem segue na competição. Antes disso, o Vasco, líder da Série B, encara o Tupi, no próximo sábado, às 16h30, em Juiz de Fora.

O JOGO

A partida de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil entre Santos e Vasco contava com o retorno de quatro campeões olímpicos aos seus times: Gabriel, Zeca e Thiago Maia pelos paulistas e Luan pelos cariocas. E quem começou melhor foi o trio santista. Antes dos 10 minutos, Lucas Lima e Ricardo Oliveira tiveram a chance de abrir o placar. O camisa 9 foi quem perdeu a oportunidade mais clara após ficar cara a cara com Martín Silva e mandar para fora.

Jogando na base do contra-ataque, o Vasco dava espaço para o Santos pressionar. E aos 30, a pressão deu certo. Após cruzamento de Lucas Lima, Renato apareceu livre na área para escorar a bola para o gol e balançar as redes: 1 a 0 para o Peixe. Seis minutos depois, Ricardo Oliveira mostrou que a noite era dos veteranos. Em cobrança de falta da entrada da área, o camisa 9 colocou a bola com maestria no ângulo de Martín Silva que apenas ficou olhando e aumentou a vantagem dos santistas.

Antes do fim do primeiro tempo, o Vasco ainda conseguiu ter duas chances de diminuir o placar. Na primeira, Éderson foi lançado livre por Nenê nas costas da zaga, mas na dividida com Vanderlei, perdeu o controle da bola e jogou fora a chance do gol. Já a segunda foi um lance inacreditável. Pela direita, William achou Andrezinho sozinho no meio da zaga. O meia dominou já na pequena área, mas ficou indeciso sobre a finalização e chutou em cima do goleiro do Santos.

Na volta para a segunda etapa, as duas equipes não conseguiram manter a bola rolando por muito tempo. Por conta de uma confusão entre torcedores de Santos e Vasco no lado de fora da Vila Belmiro, os jogadores pararam o jogo já que o gás de pimenta utilizados por policiais acabou entrando no estádio. Após a parada, o cenário da partida não mudou e os donos da casa seguiram pressionando. Porém, aos 15, foram os vascaínos que tiveram grande chance com Andrezinho em chute de longe que carimbou a trave.

Porém, cinco minutos depois, o Santos colocou o Vasco na roda. Após intensa troca de passes, Renato deu de calcanhar para Lucas Lima na entrada da área só bater colocado longe de Martín Silva e ampliar ainda mais a vantagem dos paulistas. Com os 3 a 0 no placar, os donos da casa passaram a cozinhar a partida e fazer o tempo passar. Já os cariocas seguiram buscando pelo menos um gol para 'facilitar' o jogo de volta.

E aos 50, no último lance da partida, veio o alento ao torcedor vascaíno. Após uma furada incrível de Jorge Henrique, Éderson recolheu a bola perdida e finalizou para defesa de Vanderlei. No rebote, Eder Luis mergulhou para empurrar para o gol vazio. Apesar da derrota por 3 a 1, o Vasco comemorou e muito o tento já no fim pois com um vitória por 2 a 0, conseguirá avançar à próxima fase da Copa do Brasil

FICHA TÉCNICA

SANTOS 3x1 VASCO

Estádio: Vila Belmiro
Árbitro: Héber Roberto Lopes
Gols: Renato (Santos, aos 30' do 1ºT), Ricardo Oliveira (Santos, aos 36' do 1ºT), Lucas Lima (Santos, aos 20' do 2ºT) e Eder Luis (Vasco, aos 50' do 2ºT)
Cartões Amarelos: Lucas Lima (Santos) e Diguinho, Madson (Vasco)
Cartões Vermelhos:

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Zeca; Renato, Thiago Maia, Vitor Bueno e Lucas Lima (Léo Cittadini); Gabriel (Copete) e Ricardo Oliveira; Técnico: Dorival Júnior

VASCO: Martín Silva; Madson (Evander), Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Diguinho, William (Yago Pikachu), Andrezinho e Nenê (Eder Luis); Éderson e Jorge Henrique; Técnico: Jorginho

Você pode gostar