Por luis.araujo
Rio - O Vasco complicou sua classificação para as semifinais da Taça Guanabara. O time Cruzmaltino perdeu de 1 a 0 para o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, na noite deste domingo. Com a derrota, o Gigante da Colina precisará de uma vitória na próxima rodada para garantir o segundo lugar no Grupo C.
Na última rodada, no próximo sábado, o Vasco precisará vencer a Portuguesa, em São Januário, para se classificar sem depender de outros resultados. No mesmo dia, o Volta Redonda visitará o já classificado Fluminense. O time tricolor é o líder da chave, com 12 pontos.

O JOGO

1º tempo

O Volta Redonda surpreendeu o Vasco e abriu o marcador logo aos dois minutos de partida. Após cobrança de falta pelo lado direito, a zaga do time de Cristóvão Borges parou e três jogadores da equipe anfitriã surgiram livres dentro da área. David Batista desviou de cabeça e abriu o marcador.

Publicidade
O Vasco passou então às suas tentativas frustradas de igualar o marcador. Aos 17, Nenê cobrou falta com perigo. Na sequência, Kelvin avançou pela direita e cruzou para Guilherme, que pegou mal na bola.
O Volta Redonda passou a se encolher no campo de defesa e o goleiro Douglas Borges começou a trabalhar. Pegou um chute fraco de Nenê e, logo em seguida, segurou uma nova tentativa de Guilherme. Aos 39, Guilherme fez mais uma boa jogada, colocou a bola entre as pernas do adversário, mas parou mais uma vez nas mãos do goleiro adversário, que mandou para escanteio.
Publicidade
Guilherme continuava em busca do gol. Dois minutos mais tarde, ele aproveitou uma sobra e mandou a bola na trave. O Volta Redonda não se arriscava nem no contra-ataque, mas conseguiu descer para o intervalo em vantagem.
Nenê tentou levar o Vasco a vitória mas não conseguiuCarlos Gregório Jr / Vasco.com.br / Divulgação

2º tempo

A pressão seguiu na etapa final. Logo a um minuto, Kelvin recebeu na área e bateu cruzado com perigo. Pouco depois, Guilherme chutou, mas a zaga adversária cortou. Como o gol não saía, o técnico Cristóvão Borges optou por deixar o time ainda mais ofensivo e mandou a campo o estreante meia Wagner no lugar do volante Bruno Gallo.

Na primeira vez que pegou na bola, Wagner deu uma caneta no adversário e abriu para Kelvin. O atacante cruzou, Éderson desviou, o goleiro espalmou e, na sobra, Wagner chutou para mais uma defesa de Douglas Borges. Nenê, de falta, acertou a rede, mas pelo lado de fora.
Publicidade
A dificuldade em igualar o marcador, aos poucos, foi deixando o time vascaíno nervoso. Os comandados de Cristóvão passaram a cometer mais faltas e o Volta Redonda conseguiu ter um pouco mais de posse de bola.
David Batista cabeceou para boa defesa de Martín Silva, mas o árbitro marcou impedimento. Na sequência, João Cleriston cobrou falta da direita na área e quase surpreendeu o goleiro do Vasco. A bola chegou a tocar o travessão e saiu para escanteio.
Publicidade
Nos minutos finais, o Vasco foi para o tudo ou nada. Sem nenhum padrão de jogo, passou a colocar a bola na área do time adversário em busca do gol. A zaga do Volta Redonda afastava como podia a pressão até que o árbitro apitou o final da partida

FICHA TÉCNICA

VOLTA REDONDA 1 X 0 VASCO 

Estádio: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ).
Arbitragem:  Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ).
Renda/Público: R$ 167.370. 6.498 pagantes e 7.398 presentes.
Cartões Amarelos: Gilberto (Vasco), Jean (Vasco), Diego Souza (Volta Redonda) e Cristiano (Volta Redonda). 
Cartões Vermelhos:
Gols: David Batista aos 2 minutos do primeiro tempo.
Publicidade
VOLTA REDONDA - Douglas Borges, Henrique, Felipe, Luan e Cristiano; João Cleriston e Marcelo; Diego Souza e Luís Gustavo (Higor Leite); David Batista (Diogo Alves) e Pipico (Octávio). Técnico: Cairo Lima
VASCO - Martín Silva, Gilberto, Luan, Rodrigo e Alan Cardoso (Escudero); Jean e Bruno Gallo (Wagner); Guilherme Costa e Nenê e Kelvin; Muriqui (Éderson). Técnico: Cristóvão Borges.