Técnica em algodão pode ajudar na economia da pintura do lar

Especialistas explicam que método pode economizar em torno de 50% da obra final

Por Marina Cardoso

Como economizar na pintura de casa
Como economizar na pintura de casa -

No melhor estilo ‘faça você mesmo’, é possível economizar na decoração da casa com técnicas de pintura em algodão. Novidade no setor de décor, a pintura ‘Cotton Plus’, que não tem cheiro, pode ser aplicada direto no reboco e pode ajudar o morador que está pensando em repaginar os cômodos com uma melhor relação custo-benefício. 

Esse tipo de pintura é feita com uma técnica de espatulamento, com uma massa com algodão e pigmento, que pode ser utilizada em qualquer tonalidade, com ou sem brilho. A pintura também atrai pelo isolamento de calor e som, explica a arquiteta Gizelle Leite, especialista na técnica.

“Como a parede não precisa de finalização, a pintura pode ser aplicada diretamente no reboco, com uma ótima durabilidade, tanto quanto uma pintura tradicional. E, ainda, economiza em torno de 50% da obra no final”.

Além disso, Gizelle explica que a textura em algodão corrige os reparos da parede. Mesmo que tenha buracos ou imperfeições, a textura nivela e corrige a parede até mesmo de pinturas antigas.

Temperatura confortável 

A Procel, selo que orienta o consumidor na hora da compra, reconheceu a economia de energia que a pintura em algodão propõe dentro de casa. “Ela conserva o ambiente em uma temperatura confortável, não necessitando de muita refrigeração, como consumimos muito hoje em dia”, afirma a arquiteta Rachel França. Esse tipo de revestimento gera, inclusive, economia no uso do ar-condicionado.

Entretanto, a técnica não é recomendada para áreas molhadas, como box ou ambientes externos. Nesses espaços, pode ocorrer perda da caracterização do algodão 100% puro. Em um dos espaços idealizados pelas arquitetas, o lavabo de 9,60 metros quadrados apresenta uma pintura em algodão e papel de parede de cimento queimado, trazendo um toque moderno ao ambiente.

Galeria de Fotos

Como economizar na pintura de casa Divulgação
A pintura em algodão é feita com uma técnica de espatulamento, com uma massa com algodão e pigmento Divulgação

Últimas de Imóveis e Casa