Especialistas dão dicas para reformar a casa para 2019

É possível renovar os cômodos em um prazo que varia de 15 dias a três meses

Por Marina Cardoso

Dicas de reforma e decoração para o fim de ano
Dicas de reforma e decoração para o fim de ano -

Rio - Com a chegada do fim do ano, moradores se programam para fazer festas de confraternização com amigos. Para isso, o lar é organizado e pode até passar por mudanças mais radicais, como uma reforma ou redecoração de última hora. Para ajudar nessa hora, especialistas no setor dão dicas para aquela repaginada para o Réveillon.

Como o tempo até dezembro é curto para grandes reformas, é preciso focar nas prioridades para deixar a casa preparada para as festas de final de ano. De acordo com o arquiteto Glaucio Gonçalves, o fim do ano pode ser uma boa época para fazer a obra desejada. Principalmente para o bolso. "É possível economizar na compra de revestimentos, material de construção e mobiliário. Isso porque há muitas promoções no comércio", argumenta. Mas antes de ir às compras, o morador precisa ter em mente qual é o orçamento máximo disponível. Dessa forma, ele vai evitar que as obras sejam paralisadas por motivos financeiros.

Para quem dispõe de um tempo maior para realizar a repaginada da casa, o arquiteto Alexandre Regnani explica que o morador pode fazer um projeto mais elaborado, com formato 3D, para definir as mudanças que serão realizadas no imóvel. "Dentro desse tempo, é possível fazer um ambiente grande ou até dois de tamanho médio", afirma.

Reforma geral

Para quem reside em apartamento pequeno de um ou dois dormitórios, é possível colocar em prática uma reforma geral. Desde que não sejam feitas grandes intervenções dentro do lar. Por exemplo, é possível fazer forro de gesso num ambiente dentro desse prazo.

Nova pintura: boa opção de mudança de última hora

Já para quem não tem muito tempo para redecorar a casa, os especialistas sugerem um projeto mais simples. Entre as mudanças mais básicas, é possível fazer a troca de revestimentos, como porcelanato.

Além disso, o morador também pode investir em novos móveis para reformar a casa para o final do ano. Entretanto, ao fazer as compras em lojas físicas ou virtuais, ele deve prestar a atenção nos prazos de entrega. Afinal, não faz sentido querer uma reforma imediata e ficar esperando material e móveis que vão demorar a chegar.

Com o prazo mais apertado, como 15 dias, o morador também pode pensar na pintura de casa, instalação de papel de parede ou iluminação para deixar a casa mais organizada.

 

Galeria de Fotos

Dicas de reforma e decoração para o fim de ano Divulgação
Dicas de reforma e decoração para o fim de ano Divulgação

Últimas de Imóveis e Casa