Por marlos.mendes

Rio - Em mais um ambiente da série ‘Os Quatro Cantos da Casa’, chegou a vez dos banheiros. Um ambiente que também pode ser estiloso e prático. Um dos itens que faz toda a diferença é a iluminação. Segundo a arquiteta Cyntia Sabat, em um banheiro é possível usar luz total ou focada. Ela conta como transformou o banheiro de uma cobertura em Madureira. “Usei luzes em cima da bancada e uma geral para iluminar todo o ambiente. Como o espaço não é grande, essa iluminação era suficiente para clarear todas as áreas”, conta.

Dicas de iluminação e reforma do banheiroDivulgação

Já quando o assunto é revestimento, a profissional optou por placas de 60x30 centímetros retificadas — este tipo de revestimento permite que o rejunte fique mínimo e as placas maiores aparecem menos nessa emenda. “Escolhi uma parede para colocar as pastilhas e trabalhei com uma faixa contornando o banheiro todo”, explica a arquiteta.

Já nas áreas molhadas, é necessário usar um rejunte de qualidade e bem feito para evitar qualquer tipo de infiltração. É preciso, também, ter atenção à impermeabilização e ao caimento do piso para a água não ficar empoçada. Em geral, o banheiro é projetado de forma independente do restante da casa. “Nesse projeto, procurei atender o desejo do cliente, que era ter um banheiro com tons de verde. Fiz também um nicho para toalhas, facilitando a circulação dentro do ambiente, dois nichos na bancada da pia e um dentro do box.

Vale lembrar que, dentro do box, é preciso ter o cuidado em usar materiais que não venham a ser danificados pela ação da água. Por isso, usei mármore. Já nos demais, que estão fora do alcance da água, optei pela marcenaria, para que ficasse mais em conta”, explica Cyntia.

A designer de interiores, Ana Adriano, também dá algumas dicas para economizar na hora da reforma do cômodo. Para baratear a repaginada do banheiro, é necessário que se tenha um projeto. Mudanças na parte hidráulica e elétrica custam caro se não for feita de maneira correta. Uma boa opção é fazer somente a parte molhada — box e parte da pia. No box, vale colocar um revestimento bonito, atual e também fazer um nicho para shampoo, creme e sabonete.

Anote aí

:: Sobre a pia, aquela faixa na parede atrás da bancada, protege de respingos de água. As demais paredes podem ser pintadas com tinta acrílica. Outra ideia é a colocar papel de parede vinílico, mas só se a pessoa for cuidadosa. O material é resistente à água, mas descolará se houver humidade. Devemos checar texturas apropriadas para banheiros.

:: Para decorar, cestos organizadores, prateleiras e ganchos para toalhas bonitos ajudam a economizar.

:: Cor é sempre pessoal. A iluminação é que pode fazer a diferença. Ambientes pequenos e revestimentos com cores escuras pedem iluminação farta.

:: A azulejaria está muito em moda. Esse ar retrô, proposto pelos azulejos hidráulicos, está em alta. Também é possível utilizar o adesivo com estampas desse mesmo material.

:: A madeira, para ser utilizada em banheiro na área molhada, deve ser a mesma que utilizamos em decks de piscina, com tratamento para resistir à umidade. Por conta do custo elevado, melhor optar por pisos vinílicos ou porcelanatos que imitam madeira.

Você pode gostar