Por luana.benedito
Rio - Com a chegada do Natal, as famílias querem deixar a casa no clima, mas às vezes se esquecem da segurança, principalmente no quesito das instalações elétricas. Isso porque a data pede pisca-pisca e outros enfeites.
Pensando nisso, a área técnica da Lâmpadas Golden elaborou algumas orientações de ameaças elétricas quando a decoração natalina inclui ornamentos luminosos. Instalações mal dimensionadas, fios desencapados ou um descuido na escolha do material pode levar a acidentes, como choques, apagão ou até mesmo incêndios.
Publicidade
De acordo com a empresa, a recomendação básica para evitar problemas é escolher cuidadosamente o material, evitando marcas sem garantia nem informação técnica na embalagem.
É preciso testar todas as lâmpadas e trocar as queimadas para obter o efeito desejadoDivulgação

Para se evitar que os enfeites natalinos resultem em riscos à segurança das pessoas, esteja atento aos seguintes cuidados. O primeiro é verificar se o pisca-pisca traz orientação de uso, escrita em língua portuguesa, bem como os índices de potência e voltagem. Outro dado importante é verificar se o selo de qualidade está visível na embalagem e se o material é testado e aprovado pelo Inmetro. Outra recomendação é sobre a hora da instalação.

Nesta fase, evite emendas e presença de fios soltos, pois um curto-circuito pode causar incêndios. Também é preciso testar todas as lâmpadas e trocar as queimadas para obter o efeito desejado. Os técnicos da Lâmpadas Golden ressaltam que é bom evitar ligar o pisca-pisca em extensões para não sobrecarregar o sistema.

Na hora de decorar

Se optar por árvore artificial, escolha a que tenha etiqueta “resistente ao fogo”. Escolha a localização com cuidado, longe de fontes de calor.

Evite colocar lâmpadas das iluminações decorativas perto de ornamentos delicados, principalmente aqueles à base de papel de qualquer tipo, para evitar risco de incêndio. Fuja da tradicional ‘gambiarra’ e jamais instale muitos enfeites em uma mesma tomada.
Publicidade
Não coloque a árvore de Natal perto de materiais combustíveis, como sofá, guarda-roupa e lixeira, entre outros.
Nem todo tipo de luz pode ser usado em áreas externas. Antes de usar uma iluminação, assegure se estão certificadas para esse efeito.
Não utilize enfeites luminosos próximo a piscinas ou da rede elétrica, para evitar qualquer tipo de acidente, como incêndios ou outros.Verifique a bitola do fio para não gerar sobrecarga, não perder energia nem ter um consumo desnecessário.

Procure apagar as lâmpadas quando se deitar ou quando se ausentar do seu imóvel. As lâmpadas podem gerar um curto-circuito e provocar um incêndio.
Se optar por velas, use suportes não inflamáveis e as mantenha distante das crianças.
Publicidade
Fonte: Lâmpadas Golden