Por luana.benedito
Rio - Como começou a temporada das comemorações de fim de ano, optar por uma festa ao ar livre é um charme. No entanto, para que o plano não vá literalmente por água abaixo, é preciso ter alguns cuidados. “Sempre orientamos o anfitrião a ter uma estrutura coberta ou um ambiente fechado no local como uma segunda opção, no caso de uma chuva forte, por exemplo”, alerta Marcia Primo Costa, sócia-fundadora da Bespoke Life.
Para a decoração%2C é preciso definir o estilo e o horário da festa. Depois%2C selecionar peças que sejam práticas para o ambiente externoDivulgação

Para a decoração, é preciso definir o estilo e o horário da festa. Depois, selecionar peças que ‘brinquem’ com a beleza natural e sejam práticas para o ambiente externo. “É fundamental que os convidados se sintam confortáveis. Por isso, o ambiente deve transmitir aconchego e prevenir incômodos, como colocar tochas ou velas de citronela para evitar insetos”, orienta Marcia.

A alimentação vai depender do horário da festa. Pode ser um brunch, um almoço ou um chá da tarde para os adultos. Ou, ainda, uma festa infantil. Qual criança não gosta de brincar ao ar livre? De qualquer forma, os comes e bebes devem ser fáceis de manipular. “Nas festas em que organizamos, preferimos a finger food para essas ocasiões. Pois dispensam um complicado manuseio dos talheres na hora de comer”, relata.

As festas ao ar livre podem ser feitas em praças, parques, no quintal de casa ou em um clube. Trazem um ar mais informal. Isso permite usar e abusar da criatividade, cores e peças de decoração. É possível se valer de móveis e peças com diferentes cores, materiais e texturas, além de tecido.

Por ser uma festa ao ar livre, muitas vezes, dependendo do seu espaço, não é necessário colocar painel atrás da mesa principal. Apenas uma decoração aérea ao redor, disposta aleatoriamente no seu espaço.

Caixotes de madeira, mesas de apoio para comes e bebes, estação de sucos e águas saborizadas são opções que permitem aos convidados que se sirvam à vontade, sem necessidade de garçon. Tudo muito de uma forma prática e funcional.

Para as crianças, pode ser feita uma opção por toalhas de piquenique no chão, com almofadas, uma base de apoio para a mesa, um pouco mais baixo do que o modelo tradicional. Apenas fique atento para o perfil dos seus convidados. Se tiver idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção, você deve separar cadeiras e mesas mais ergonômicas.

Publicidade
Marcia ressalta que, como é um evento ao ar livre e que pode acontecer em um local público, é preciso ter cuidado para que os convidados tenham certa privacidade. “Se a festa for em um clube, por exemplo, devemos escolher uma área reservada, para que as pessoas não fiquem expostas demais”, enfatiza Marcia.
Outro cuidado diz respeito às atrações do local: se os convidados puderem usar a piscina, devem ser avisados para que levem trajes de banho. “Com tudo organizado e as devidas precauções tomadas, é só passar um tempo agradável ao lado de amigos e familiares”, finaliza.
Publicidade
No Lolahome, também é possível encontrar acessórios que vão ajudar na organização de uma boa festa ao ar livre. Este é o caso da mesa de Ano Novo, que é perfeita para aquelas pessoas que gostam de composições mais descontraídas, mas com aquele toque de elegância e sofisticação. Na produção, foram utilizadas as cores branco e prata.