Por luana.benedito
Rio - Com a crise econômica, o mercado imobiliário mais uma vez mudou e passou a exigir um corretor mais completo. Diante desse cenário, a Brasil Brokers criou o Centro de Excelência Brasil Brokers, um programa interno de capacitação para quem quer se tornar corretor de imóvel e atuar nos segmentos de prontos usados e de lançamentos.
Desde que foi iniciado, há seis meses, mais de 150 profissionais já participaram do programa de capacitação, que contou com oito turmas. Nas quatro semanas de treinamento, os futuros consultores de imóveis assistem a 26 cursos. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
Edson Pires%2C diretor-geral da Sawala%2C ressalta que o profissional será orientado a tirar o registro no Creci-RJ para atuar na profissãoDivulgação

“Os alunos vivenciam tanto a teoria quanto a prática. Em sala, eles passam também por simulações e acompanham situações que ocorrem no dia a dia no salão de vendas. Eles aprendem desde técnicas de como falar com os clientes, até formas de prospectar e captar imóveis para venda”, explica Miriam Barros, da Brasil Brokers, atendendo a regional Rio de Janeiro.

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Mesmo depois de completarem as aulas, esses profissionais ainda ficam sob monitoramento de corretores associados mais experientes nas lojas, auxiliando-os nas atividades do dia a dia. “Percebemos que a empolgação dos profissionais que estão chegando aos salões de vendas e passaram pelo Centro de Excelência Brasil Brokers está motivando os mais antigos, fazendo com que a produtividade aumente. Isso se reflete no clima das lojas”, conta Miriam.

Durante as aulas, aqueles que ainda não têm o registro do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) recebem também as orientações necessárias e o encaminhamento para o curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) e para a regularização no órgão competente.

Para este ano, a empresa terá um programa de atualização da força de vendas, seja para quem já é associado a Brasil Brokers ou para quem está migrando para a imobiliária. Além disso, a imobiliária lançou uma política de comissionamento agressivo no segmento de prontos para atrair ainda mais os corretores associados.

Aumento de 30% no faturamento

Outra empresa de comercialização de imóveis que investe no modelo é Sawala Imobiliária. Em 2015, ano em que foi fundada, mais de 50 novos colaboradores foram capacitados. “No ano passado, conseguimos triplicar este número, com quase 150, além de reciclar nossa equipe com oito coordenadores e cinco novos gerentes da Universidade de Líderes. Esse investimento no capital humano representa um impacto direto no aumento do nosso resultado. Ou seja, mais de 30% em nosso faturamento, fazendo um comparativo de janeiro a novembro, com o mesmo período de 2015”, ressalta Edson Pires, diretor-geral da Sawala Imobiliária.