Por luana.benedito
Rio - Decorar e tornar funcional os cantinhos ociosos da casa são os maiores desafios para quem vai se mudar e é leigo no assunto. Por isso, profissionais de decoração recomendam planejamento e criatividade para fazer com que cada espaço tenha função no ambiente.Com o tamanho das casas e apartamentos cada vez menores, não dá pra desperdiçar espaço.
Esses lugares podem ser aliados para acomodar móveis ou criar pequenos ambientes. Conforto e funcionalidade são as palavras-chave na hora de planejar e decorar. E o efeito visual agradável é a consequência de um espaço bem distribuído e organizado.
Projetos de quarto e closet da arquiteta Adriana Ciliprandi Lopes tiveram os espaços otimizadosDivulgação

De acordo com a arquiteta Adriana Ciliprandi Lopes, da Marel Móveis Planejados, cantos sem utilidade podem ganhar novos usos com armários, gaveteiros, estantes e aparadores, que dão utilidade aos ambientes esquecidos da casa. Além disso, alguns truques são válidos para aproveitar melhor os espaços e até conferir uma sensação de amplitude, como a utilização de espelhos e iluminação embutida.

Outra dica são os móveis com mais de uma função, como o rack e o pufe que pode servir como mesa. Também colocar uma estante no vão da escada ajuda a otimizar a falta de espaço. “Neste quarto de casal (na foto ao lado), a melhor maneira de aproveitar o canto foi a opção do roupeiro em forma de ‘L’, com portas de correr revestidas de espelhos. Assim, nenhum cantinho perdeu utilidade”, conta Adriana.

Publicidade
Já no projeto do quarto da menina, a bancada de estudos sobrepõe-se ao móvel abaixo da TV, conferindo maior integração dos móveis. Outra dica legal é o corredor estreito que virou closet, com bancada de maquiagem, gavetões e cabideiros.
Mais dicas para otimizar os espaços
Publicidade
Se o pé-direito for alto, por exemplo, é possível construir um mezanino com vigas de aço fixadas no piso no apartamento. 
Para disfarçar alguma coluna estrutural, é possível criar uma torre de madeira para colocar nichos no ambiente de casa.
Publicidade
Se houver espaço na parte superior da parede na cozinha, uma dica é colocar um paneleiro ou qualquer outro acessório que se encaixe ao ambiente. A mesma sugestão pode ser usada em outros espaços da casa.
Se quiser ter uma cozinha americana — espaço que integra a sala e a cozinha —, a dica é boa. Mas caso tenha uma coluna atrapalhando, faça uma mesa de apoio que poderá até ser usada como bar na hora de receber amigos e familiares.