Por luana.benedito

Rio - Para muitos, a compra do imóvel no atual momento não é um bom negócio por conta das incertezas políticas e econômicas. Diversos especialistas, aliás, se mostram contra a aquisição e venda por conta de uma possível desvalorização. Mas, ao analisar com mais frieza e fazendo uma análise mais aprofunda, é possível ver que investir em um novo apartamento ou casa pode ser muito mais lucrativo a longo prazo se a aquisição for feita agora.

Segundo o advogado especialista em Direito Imobiliário, Paulo Akiyama, dependendo do motivo pelo qual a pessoa quer investir, seja em imóvel na planta ou não, o momento pode ser o mais adequado, em função da demanda de oferta e procura e também dos preços baixos.

O advogado especialista em Direito Imobiliário, Paulo Akiyama, alerta que, atualmente, vender o imóvel apenas por vender não é recomendadoDivulgação

“No atual momento não há diferença para aqueles que pretendem mudar de posição, ou seja, vender um imóvel para adquirir outro, pois venderá seu imóvel na baixa e comprará também na baixa. Assim como para quem tem recursos e deseja comprar imóveis para imobilizar parte de seu capital, o momento também é propício, pois, com o mercado em baixa, o poder de barganha é bom, podendo realizar bons negócios”, explica.

Mas, de acordo com o advogado, para quem deseja apenas vender o imóvel, não é a hora ideal. “Quem quer apenas vender, precisa ficar atento, pois não é um momento bom. É uma decisão muito difícil de ser tomada, porém, casos isolados devem ser analisados com profundidade para que não sejam um desperdício de bens e dinheiro. Por exemplo, se a pessoa tiver uma dívida grande e a venda do imóvel resolver o problema, certamente a perda que terá com a venda será menor do que a perda que tem com os juros que está pagando”, afirma Paulo Akiyama.

Por fim, o especialista deixa algumas dicas para quem realmente pretende fazer um investimento imobiliário. “Busque informações cadastrais da construtora, pois é muito importante em razão da solidez da estrutura financeira de quem está construindo para, também, garantir a cobertura por responsabilidade técnica de eventuais problemas de construção. Leia atentamente o memorial descritivo, ou seja, o que prometem entregar ao comprador, em especial o tipo de cabeamento elétrico, hidráulica, pintura, pisos, louças sanitárias, etc. Por último, analise com cautela a documentação e contrato, evitando possíveis problemas futuros com a construtora”, conclui Akiyama.

Você pode gostar