Por leandro.eiro

Rio - Tapetes e cortinas são peças chaves na decoração, mas merecem atenção quando o assunto é limpeza. Mesmo com o uso de aspirador ou de outras formas de arrumação cotidianas, com o tempo a poeira e os ácaros acabam se acumulando, principalmente nos tapetes e cortinas. A recomendação é de que essas peças recebam higienização especializada ao menos uma vez por ano. Ou sempre que necessário. Mas se as pessoas que vivem ou frequentam o ambiente têm alergias respiratórias, os cuidados precisam ser mais frequentes.

Para reduzir os sintomas da rinite alérgica%2C é preciso evitar o contato com os ácarosDivulgação

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), 40 milhões de brasileiros sofrem de rinite alérgica. Para reduzir os sintomas, é preciso evitar o contato com os alérgenos, agentes que desencadeiam as reações e crises. Os mais comuns ainda são os ácaros, epitélios de animais e pólen, segundo Tsukiyo Kamoi, médica membro do Departamento Científico de Alergia e também da diretoria da Sociedade Paranaense de Pediatria. Para identificar o que causa alergia, o paciente precisa buscar um médico e realizar testes específicos.

Mas o primeiro cuidado diz respeito à limpeza, já que ácaros e fungos tendem a se multiplicar em áreas onde pó e umidade se acumulam. Por isso, todo cuidado com tapetes e cortinas é pouco. “Porém, quando lavados com frequência, é importante estar atento à conservação para cada peça, para evitar muito desgaste”, alerta a proprietária da Lavasecco, Maria Alzira Linares. A rede utiliza produtos e tratamentos específicos para cada tipo de fibra ou tecido, para evitar manchas e desbotamentos.

Se optar por ter cortinas em casa, a doutora Kamoi recomenda que sejam lavadas a cada 15 dias, em média. “Carpetes e tapetes também devem ser lavados com frequência. Além disso, é importante manter o ambiente mais ensolarado e arejado”, aconselha. Outra orientação é usar um pano úmido para a limpeza dos móveis e do chão, além de evitar produtos de limpeza que tenham muito odor. “O ideal é usar substâncias especiais para eliminar o ácaro de superfícies, tapetes, carpetes, sofás, cortinas, pelúcias, sapatos, roupas e outros materiais têxteis”. Existem, também, novos aspiradores de pó, com filtro especial de água, que fazem a limpeza profunda de alguns destes itens.

Tapetes leves, feitos de material sintético, fibras ou couro sem pelo são mais indicados, devido à maior facilidade de limpeza. Outra ideia, quando possível, é realizar a impermeabilização da peça, que se mantém limpa por mais tempo. Independente do material do tapete ou das cortinas, todos necessitam de cuidados especializados na hora da higienização. 

Você pode gostar