Por nadedja.calado

Rio - Cada vez mais a tecnologia é aliada na compra da casa própria. Atualmente, mesmo sem sair de casa, é possível ter acesso ao imóvel dos sonhos e as condições de pagamento. Isso porque bancos e construtoras oferecem vários serviços online para facilitar a vida de quem planeja comprar uma unidade para morar ou investir.

A MRV Engenharia, por exemplo, acaba de lançar um aplicativo pensado e desenvolvido a partir das necessidades de seus usuários, conhecido como o ‘Meu MRV’. A construtora apresenta ao mercado uma ideia pioneira e sai na frente como a primeira empresa do setor da construção civil a oferecer um App voltado para o relacionamento e atendimento ao cliente utilizando inteligência artificial.

A ferramenta foi estruturada com o objetivo de melhorar constantemente a experiência do usuário e conta com a tecnologia IBM Watson, uma plataforma cognitiva que analisa grandes volumes de dados. E, a partir disso, gera respostas para as solicitações feitas no App.

Fachada e área de lazer de um dos empreendimentos lançados recentemente pela MRV EngenhariaDivulgação

A solução foi construída na plataforma hospedada na nuvem IBM Bluemix utilizando serviços cognitivos (APIs) do sistema Watson.
Maria Rosa, atendente virtual criada pela MRV, vai interpretar o contexto das situações e formular respostas. À medida em que evoluir a interação com a mascote, o sistema aprende mais e vai se aperfeiçoando com o conteúdo de interesse dos clientes MRV. Todas as perguntas feitas pelos usuários são analisadas e utilizadas na aprendizagem do Watson.Com isso, ele absorve e passa a ser mais eficiente em suas respostas.

“Provavelmente, a ferramenta não terá dificuldades para responder as dúvidas. Mas isso pode acontecer, especialmente considerando que a MRV é a primeira construtora no Brasil a utilizar esse sistema. Nesse caso, o que o cliente digitar será enviado para a equipe da construtora, que incluirá a resposta no aplicativo”, informou o diretor de Tecnologia da Informação da MRV, Reinaldo Sima.

A ferramenta foi pensada e desenvolvida com a ajuda dos clientes, que participaram ativamente da concepção do App. “Fizemos isso por meio de uma das mais atuais e inovadoras metodologias de desenvolvimento de produtos e serviços, o Design Thinking. Nessa abordagem, o foco é a experiência do cliente: ele é imerso no projeto com o intuito de obter uma visão mais completa na solução dos problemas. E, dessa forma, é possível identificar as barreiras e gerar alternativas viáveis de transpô-las. Buscamos dar respostas aos principais pontos juntamente com os clientes, sempre validando e testando as alternativas. O resultado desse trabalho foi uma lista de soluções que estarão no Meu MRV”, revela Sima.

Bancos também oferecem simulador

Para facilitar a vida de quem procura um imóvel para comprar, os bancos também oferecem o simulador habitacional. A ferramenta permite que o interessado faça simulações e saiba quanto terá que pagar de prestação, taxa de juros, percentual a ser financiado, prazo de pagamento e até a possibilidade do uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), caso do simulador da Caixa Econômica Federal.

O programa habitacional ‘Minha Casa, Minha Vida’ também conta com o serviço. A modalidade, por exemplo, beneficia famílias com renda de até R$ 9 mil. Os juros variam de 5% a 9,16% ao ano mais Taxa Referencial (TR). O valor do imóvel não pode ultrapassar R$ 240 mil no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

O prazo de pagamento é de até 30 anos. E ainda há subsídio (desconto) para aquisição. Nesse caso, quanto menor a renda, maior será o abatimento limitado a R$ 47.500. 

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