Por leandro.eiro

Rio - O drywall, também conhecido como parede seca, vem ganhando cada vez mais espaço na decoração. O sistema chegou tímido no país, há pouco mais de 20 anos, e hoje vem se tornando uma boa opção para construções e reformas. Sucesso nos Estados Unidos e Europa, a parede seca ajuda a deixar a casa bonita e moderna com mais rapidez, menor custo e baixa geração de resíduos. “Em tempos de crise, todos querem gastar pouco. Então, a melhor opção é investir no drywall na reforma do imóvel, principalmente se o objetivo é a venda. Alguns pequenos reparos podem valorizar o imóvel, como o rebaixamento do teto, que pode ser combinado com projetos de iluminação, deixando o ambiente mais agradável. O revestimento das paredes com chapas drywall também é uma ótima opção, pois melhora o conforto térmico e acústico, além de facilitar a correção de paredes irregulares e eliminar as etapas de chapisco, emboço e reboco”, enumera Eduardo Carneiro, responsável pela área técnica da Gypsum.

Parede seca ajuda a deixar a casa bonita e moderna com mais rapidez%2C menor custoDivulgação

Sancas, tetos em curva, flutuantes ou recortados para iluminação embutida, mobiliários, detalhes decorativos. São inúmeras as possibilidades que o drywall oferece. “E executar essas possibilidades pelo sistema é muito mais fácil do que com o gesso convencional, pois este conceito não tem o risco de fissuras, trincas ou amarelamentos, o que é comum acontecer com as plaquetas de gesso”, explica Omair Zorzi, gerente técnico da Knauf do Brasil. Segundo ele, as plaquetas de gesso fazem muita sujeira, o que não acontece com o drywall.

Outra vantagem é a possibilidade de mudar o layout da casa. Ao contrário da alvenaria convencional, o sistema drywall é uma solução muito mais rápida, prática e leve. “A simplicidade de execução é um dos grandes diferenciais da construção a seco. Uma parede pode ser instalada em muito menos tempo (em apenas algumas horas) do que uma parede executada em sistemas convencionais”, destaca Zorzi.

Com isso, dividir o ambiente para transformá-lo em um escritório ou em um quarto, com a chegada de um filho, por exemplo, se torna mais fácil e rápido com o drywall.

Diversos estudos comparativos já foram realizados por publicações especializadas da construção civil, que atestam as vantagens do drywall na comparação direta com a alvenaria. Já bem mais conhecido no Brasil, os componentes do drywall se tornaram mais competitivos ao longo do tempo. E a necessidade de menos horas dedicadas à execução do trabalho reduz bastante o custo da mão de obra, mesmo ela sendo mais especializada. Há, também, que se considerar uma série de custos indiretos, como a redução do transporte de materiais, a exigência menor das estruturas e a baixa geração de resíduos. Tudo isso somado pode representar uma economia que varia entre 5 e 10% no valor final da obra ou reforma.

Você pode gostar