Por leandro.eiro

Rio - Na busca por mais conhecimento e por uma gestão ainda mais eficiente, síndicos podem contar com alguns cursos, eventos e palestras oferecidos por entidades como o Sindicato da Habitação (Secovi Rio) e Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi). Na UniSecovi Rio, os cursos são voltados para as administradoras de condomínios que trabalham com compra, venda ou locação de imóveis, e para o universo que engloba os edifícios.

Condomínios bem administrados podem%2C inclusive%2C contribuir para a valorização dos imóveisDivulgação

É o caso, por exemplo, de síndicos e porteiros. “A responsabilidade do síndico é muito grande. E, com a crise, há a necessidade maior de administrar com precisão o condomínio. Por isso, a qualificação é muito importante para esse profissional. A vantagem de fazer os nossos cursos é que o síndico está obtendo o conhecimento com a entidade que representa o setor”, observa Alexandre Tavares, coordenador da UniSecovi Rio.

Alexandre Tavares coordena a UniSecovi RioDivulgação

Tavares lembra, ainda, que um condomínio bem administrado pode contribuir para a valorização dos imóveis. E que o desconhecimento de determinadas rotinas e de leis condominiais pode trazer prejuízo ou fazer com que o síndico perca uma oportunidade boa de economia para o edifício. “Os síndicos têm acesso não apenas a cursos técnicos, que abordam leis, processos e rotinas administrativas, como cursos comportamentais em que são abordados temas como liderança, atendimento ao cliente e convivência harmoniosa, entre outros”, enumera o coordenador.

SÍndica há mais de 10 anos, Marcia Montalvão, costuma participar dos eventos organizados pelo Secovi Rio. “Desde então, venho aprimorando os meus conhecimentos e coloco em prática o que eu aprendo nos condomínios onde presto serviço”, diz Marcia.

Eventos neste mês

No próximo dia 16, por exemplo, o sindicato vai promover, em parceria com a Santos Projetos, a palestra gratuita ‘Análise de propostas de obras para condomínios’. O encontro será das 18h30 às 20h30, no auditório da BKR (Avenida Graça Aranha 416, 11º, Centro). “A ideia é orientar os síndicos sobre como definir o escopo da obra, além de mostrar os principais erros e as melhores práticas na hora de contratar obras e serviços”, explica Fernando Santos, diretor da Santos Projetos.

Na manhã do dia 17, acontecerá, na sede do sindicato, no Centro, o ‘Fórum de Síndicos: Previsão Orçamentária – 1º passo para o equilíbrio das cotas condominiais’. A relação completa dos eventos está disponível em www.secovirio.com.br.

O arquiteto Fernando Santos ministra palestrasDivulgação

Encontro de síndicos

Outra oportunidade para trocar conhecimento será o Encontro de Síndicos, que a Abadi vai organizar no dia 18 de maio, no auditório da Bolsa de Valores (Praça XV nº 20, Centro), das 13h às 18h. As inscrições podem ser feitas pelo site www.abadi.com.br. “Fazemos esse evento há mais de 20 anos e é muito gratificante ver o retorno dos síndicos de que o encontro traz informação e contribui para a capacitação deles, levando conteúdo sobre gestão predial, leis trabalhistas, fiscais e tributárias”, garante Deborah Mendonça, presidente da Abadi. Ela complementa que o perfil do síndico tem se renovado cada vez mais. “A figura do idoso morador e que também é síndico do condomínio permanece, mas já é possível visualizar pessoas mais novas entrando para esse mercado”, observa a presidente da entidade.

Agenda

Secovi Rio 16 de maio: Palestra ‘Análise de propostas de obras para condomínios’. Das 18h30 às 20h30, no auditório da BKR (Avenida Graça Aranha 416, 11º andar, Centro). Inscrições pelo site www.secovirio.com.br.

Secovi Rio 17 de maio: Palestra ‘Fórum de Síndicos: Previsão Orçamentária – 1º passo para o equilíbrio das cotas condominiais’. Ocorrerá das 9h30 às 11h30, na sede do sindicato (Avenida Almirante Barroso 52, 9º andar, Centro). Inscrições em www.secovirio.com.br.

ABADI 18 de maio: Data marcada para o encontro de Síndicos, que ocorrerá das 13h às 18h, no auditório da Bolsa de Valores (Praça XV, nº 20, Centro). Interessados em participar podem se inscrever em www.abadi.com.br.

Você pode gostar