Por leandro.eiro

Rio - Com o objetivo de atender a cadeia produtiva da construção civil, o Instituto Senai de Tecnologia (IST) Ambiental lançou um serviço para ensaio de desempenho acústico em campo no setor. O objetivo dessa iniciativa é medir, nos canteiros de obras ou em protótipos, o isolamento acústico de paredes, fachadas e pisos para que atendam a ABNT NBR 15575, também conhecida como Norma de Desempenho, que está em vigor desde julho de 2013. A norma estabelece níveis de performance e parâmetros técnicos para vários requisitos importantes em uma edificação, tais como desempenho acústico e térmico, durabilidade, vida útil e segurança estrutural e contra incêndios.

Objetivo dessa iniciativa é medir%2C nos canteiros de obras ou em protótipos%2C o isolamento acústico de paredes%2C fachadas e pisos Divulgação

O presidente do Conselho Empresarial da Indústria da Construção do Sistema Firjan, Roberto Kauffmann explica que o novo serviço é uma demanda do setor, que precisa atender essas regras. “Essa norma é muito importante, pois garante conforto, estabilidade e segurança em uma edificação residencial e seus sistemas”, explicou Kauffmann, que também preside o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio).

Para cumprir os requisitos

De acordo com o especialista Setorial em Construção do Sistema Firjan, Roberto da Cunha, esse ensaio ajudará a fortalecer o setor fluminense, já que possibilita condições para que as empresas cumpram os requisitos, considerando-se que não há uma rede de laboratórios no estado que atenda ao setor. O serviço atenderá empresas de todo o Rio de Janeiro, com equipamentos de alta tecnologia e equipe técnica qualificada.

Sistema%2C lançado pelo Senai%2C vai ajudar a evitar conflitos por causa do barulho%2C principalmente em apartamentosDivulgação

Para Luís Lima, diretor do Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção e Olaria do Médio Vale do Paraíba (Sindicer-MVP), tanto o novo serviço quanto o novo laboratório são importantes para empresas e para toda a sociedade.

“Não é incomum observar conflitos por causa de barulho, principalmente em apartamentos. A constituição de uma rede de laboratórios do Senai vai ajudar a diminuir esse problema, apoiando tecnicamente as empresas da cadeia produtiva de construção civil a cumprirem os requisitos estabelecidos pela Norma”, explica o diretor.

Ensaios são feitos em laboratório

Cabe aos fabricantes de sistemas construtivos de vedações internas (paredes de alvenaria e drywall) ou externas (paredes de alvenaria, chapas cimentícias, painéis pré-moldados, esquadrias de dormitórios e portas de entrada, que tenham um hall e parede de geminação com outra unidade) apresentar ao projetista e ao empreendedor o desempenho de seus sistemas com base em ensaios realizados em laboratório. E cabe ao empreendedor analisar esses dados quanto à capacidade de atenderem a condição de desempenho em campo exigida do incorporador ou construtor.

Um procedimento para seguir o manual da ProAcústica da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica sobre a Norma de Desempenho, a NBR 15575, que regula os níveis de desempenho acústico das paredes externas, das esquadrias usadas em dormitórios, das paredes internas que separam duas unidades, das paredes internas que separam as unidades das áreas comuns, do conjunto de paredes e portas que separam duas unidades e dos sistemas de pisos com relação ao ruído aéreo e de impacto.

Você pode gostar