Por luana.benedito

Rio - Para minimizar a queda nos aluguéis, as administradoras e imobiliárias promovem ações que beneficiam o inquilino. Entre elas, a isenção do fiador, até três meses de aluguel grátis e apartamentos de primeira locação mobiliados. Amanhã, a Administradora de Imóveis Renascença vai realizar a segunda edição do Feirão Renascença de Locação. Em sete dias da campanha, quem alugar um dos imóveis fica isento do primeiro mês do aluguel. O feirão acontece nas 11 lojas da Renascença, espalhadas pela capital e Região Metropolitana do Rio.

Apartamentos mobiliados%2C no Recreio%2C têm aluguel de R%24 1%2C8 mil. Imóveis estão no feirão e são primeira locação. Academia e piscinas estão entre os espaços de lazerDivulgação

No caso da locação comercial, a carência será de até três meses. A vantagem vale para 600 imóveis, entre residenciais e comerciais. O feirão, que reúne unidades novas e usadas, conta com opções para quem procura uma unidade para alugar em cidades da Baixada.

Entre as unidades comerciais que integram a ação, estão salas comerciais e lojas, com preços a partir de R$ 600. Entre os residenciais, a maioria é formada por apartamentos, com dois quartos, metragem entre 80 e 110 metros quadrados de área e valor médio do aluguel de R$ 1,5 mil. Há, inclusive, ofertas de apartamentos de primeira locação mobiliados.

SISTEMAS DE GARANTIA

E quem aproveitar o feirão para alugar sua nova casa ou ponto comercial, pode optar por um desses sistemas de garantia: seguro fiança, fiança facilitada, fiador, caução, seguro aluguel ou título de capitalização para locação. E o prazo dos contratos de locação pode variar entre 12 e 30 meses, dependendo do imóvel procurado.

Edison Parente Neto, vice-presidente comercial da Renascença, diz que o público dessa campanha é, na maioria, de pessoas que já moram de aluguel e querem trocar de imóvel. Por isso, a ação com até três meses de locação grátis vai dar uma mão para arcar com os custos iniciais, como a mudança, por exemplo.

“O sucesso da primeira edição em 2016 fez com que o feirão faça parte do calendário de eventos da administradora. Implantamos a assinatura digital neste ano. O inquilino não precisa mais ir ao cartório para reconhecer firma, além de podermos fazer a assinatura do contrato até no fim de semana. Essa ferramenta desburocratiza a locação, dando agilidade para os nossos clientes. Agora, vai tudo por e-mail e não há custo para o inquilino. A assinatura digital é grátis” diz.

Há ofertas de imóveis em Jacarepaguá, Tijuca, Madureira, Duque de Caxias, Campo Grande, Barra da Tijuca, Vila da Penha e Copacabana, entre outros locais.

No caso da locação comercial, a carência será de até três mesesDivulgação

Dispensa de fiador para alugar imóvel já é opção

Na Precisão Administradora, há a dispensa da necessidade do candidato apresentar fiador ou garantia locatícia. Isso porque a empresa acaba de implantar o seguro-fiança de aluguel e encargos garantidos. Com esse produto, o locador está seguro para alugar seu imóvel, facilitando o processo para o locatário. “Hoje, não podemos perder cliente por falta de fiador. Com parcelas mensais que são um percentual do valor do aluguel, é possível garantir a locação a um preço acessível que não varia conforme o perfil do cliente. O prêmio é baseado no valor do aluguel e não incide sobre os encargos legais. Na renovação anual do seguro-fiança, não há reavaliação do locatário”, explica a diretora Sonia Chalfin.

Já o locador tem a tranquilidade de saber que a locação é garantida pelas seguradoras mais fortes e por ser, também, um sistema rápido, com menos burocracia. “Os bons inquilinos conseguem alugar um imóvel de forma rápida e o locador tem a garantia de receber o aluguel caso haja inadimplência”, afirma Sonia.

Na Sawala Imobiliária, também é possível alugar sem fiador e o seguro-fiança é gratuito. De acordo com o presidente da empresa, Edson Pires, o número de locação pelo modelo tem aumentando bastante. “Foi a forma que encontramos de não exigir a figura do fiador e não tornar a garantia pesada para o inquilino, mas sem prejudicar a locação. Isso porque a operação é mais segura e confortável para todos os envolvidos na operação, locador, locatário e imobiliária”, conta Pires.

A Sawala tem imóveis para alugar na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena e Jacarepaguá, além de outros bairros. A Apsa foi uma das primeiras a adotar o modelo com o seguro-fiança próprio, o Alugue Rápido.

Você pode gostar