Por luana.benedito

Rio - Os tijolos aparentes estão se destacando na decoração. Esse material confere um ar de rusticidade e, ao mesmo tempo, aquece e dá personalidade ao ambiente. A afirmação é do arquiteto João Conrado, sócio do Conrado Ceravolo Arquitetos.

O escritório foi contratado para o desenvolver o projeto de um apartamento de 110 metros quadrados, no bairro dos Jardins, em São Paulo. Os proprietários, um casal na faixa de 30 anos e com um estilo mais urbano, desejavam ambientes integrados e informais, para relaxar e receber os amigos.

Tijolos aparentes estão se destacando na decoraçãoDivulgação

O resultado é um imóvel mais industrial, com ar de loft e materiais rústicos, como tijolo, cimento queimado, concreto e madeira.Para isso, os arquitetos precisaram demolir paredes e praticamente refazer o imóvel. “Ele estava bastante danificado. Da planta original, sobraram apenas as paredes externas, dois quartos e o banheiro da suíte. O resto foi para o chão ou realocamos”, revela Gabriel Ceravolo.

COMEÇO EM NOVA YORK

Já o estilo industrial, que nasceu em Nova York, mistura metal, madeira e concreto de forma contemporânea e inovadora para criar ambientes que fogem do lugar comum. O uso de cimento queimado e tubos metálicos em espaços amplos e rústicos é um dos traços mais marcantes desse conceito.

A New Móveis Planejados, por exemplo, tem solução para quem quer apostar nessa tendência. Para a arquiteta Cyntia Sabat, esse estilo surgiu como forma de trazer concepções urbanas aos interiores. “A mistura de tons cinzentos, concretos, tijolos, itens de demolição e madeiras brutas nos remetem a espaços urbanos. Com a concepção correta, é possível usar essa decoração em diferentes ambientes da casa”, explica Cyntia.

A arquiteta ressalta que pessoas antenadas em decoração têm seguido essa tendência. O cimento queimado, por exemplo, que teve um ‘boom’ em sua utilização há alguns anos, continua em voga. Além de resistente, é um material acessível e que compõe bem com outras peças e cores, tanto os tons mais claros quanto os escuros. Mas é preciso ter cuidado ao aplicar o material, para que não fique com nenhum tipo de rachadura. “É comum ver o cimento queimado em ambientes como salas modernas, salão de jogos e academias. Dependendo da decoração, por ser um material resistente, pode-se usar em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas”, orienta Cyntia.

Você pode gostar