Por leandro.eiro

Rio - Muitos brasileiros desejam sair do aluguel. Com planejamento e ajuda de especialistas, é possível realizar o sonho da casa própria. Alguns bancos privados, como o Santander e Itaú, reduziram recentemente, as taxas de juros, que estão abaixo de 10% ao ano, se o interessado na compra do imóvel mantiver relacionamento com as instituições.

Bancos Santander%2C Itaú e Caixa oferecem descontos para quem quer comprar a casa própria com financiamento imobiliário Divulgação

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, esse é um sonho a ser conquistado a médio ou longo prazo. “O financiamento imobiliário tem prós e contras, considerando a situação atual da pessoa ou família. Uma das principais desvantagens são os juros pagos ao longo do tempo. Portanto, é válido se programar para fazer esta compra no médio ou longo prazo, poupando dinheiro mês a mês. Assim terá os juros trabalhando ao seu favor e melhores condições para negociar o pagamento”, orienta.

Linhas de financiamento

Já a Caixa Econômica Federal, oferece várias linhas de financiamento habitacional, que inclui o programa federal ‘Minha Casa, Minha Vida’. São taxas a partir de 5% ao ano mais TR (Taxa Referencial). “Queremos ser os promotores da virada do mercado de crédito imobiliário neste segundo semestre” afirma Gilberto Abreu, diretor executivo de Negócios Imobiliários e Investimentos do Santander.

Edison Pires%2C "A redução na taxa de juros de bancos e os descontos oferecidos pelas construtoras vão movimentar o mercado"Divulgação

Segundo ele, o banco aproveitou o período de retração do segmento e se antecipou para se posicionar de forma mais competitiva, com pioneirismo. Para ter acesso aos novos juros, é necessário ser cliente pessoa física Santander com relacionamento e optar pelo pagamento do empréstimo em parcelas atualizáveis (SAC).

Pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), a taxa passa a ser de 9,49% ao ano e para Carteira Hipotecária (CH), 9,99% ao ano. Os novos juros vão vigorar por dois meses, com possibilidade de prorrogação de prazo. Outra novidade é que o Santander terá uma plataforma digital que o cliente poderá ter acesso ao financiamento pelo celular e pelo internet banking. Isso significa menores prazos no processo e um acompanhamento do seu contrato, entre outras novidades.

De acordo com o presidente da Sawala Imobiliária, Edson Pires, o Itaú também acaba de reduzir de 10,5% para 9,7% ao ano os juros do crédito habitacional. “A iniciativa vai ajudar ainda mais na comercialização dos estoques. Já que a queda no percentual no empréstimo a longo prazo faz diferença para orçamento dos mutuários”, diz Pires.

Para Reinaldo Domingos%2C "O financiamento imobiliário tem prós e contras%2C considerando a situação atual da pessoa ou família"Divulgação

10 orientações para comprar a casa própria:

1- Analise o valor do aluguel que está pagando. E, se for o mesmo valor da prestação de um financiamento, poderá ser uma opção financiar o imóvel.

2- Reúna toda a família para conversar sobre as atuais necessidades e desejos de todos, definindo região e valor, tendo em vista as reais condições em que se encontram.

3- Outro ponto a ser levando em connsideração é o custo de vida da região em que irá mudar, que pode ser bem mais alto que o atual. Se preocupe, também, com despesas envolvendo o transporte.

4- Nunca se esqueça que um novo imóvel demanda custos além das parcelas, como reformas, móveis novos, taxa de condomínio e de transferência, etc.

5- Lembre-se que o financiamento de um imóvel é considerado uma dívida de valor. Por isso, a família deve proteger as finanças antes de assumir as parcelas mensais. Portanto criem uma reserva estratégica. Assim, havendo qualquer eventualidade, você não deixará de honrar este compromisso.

6- Procure conhecer melhor programas do governo, como o ‘Minha Casa, Minha Vida’, que facilita o financiamento da casa própria.

7- Se a pessoa não pagar aluguel ou tiver condições de conciliar este pagamento com um investimento, uma ótima alternativa é guardar o valor da prestação em um investimento conservador. Assim, após alguns anos poderá comprar a casa à vista e não pagar juros. É preciso entender que, com o dinheiro aplicado, os juros trabalham a seu favor, enquanto que, no financiamento, se paga juros.

8- Melhor caminho para adquirir é poupar parte do dinheiro que se ganha. Portanto, faça uma simulação em qualquer banco de quanto custaria a prestação deste imóvel e comecem a guardar um investimento conservador, como poupança, CDB ou tesouro direto. Se for interessante, é válido utilizar o valor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

9- Se não tiver pressa, considere o consórcio. Nesta modalidade, faz-se o pagamento de um valor fixo mensalmente e é contemplado com a carta de crédito por sorteio ou lance. A pessoa pode ser sorteada rapidamente ou após muitos anos. Por isso, é importante se planejar com antecedência. Caso contrário, pode não conseguir conciliar as despesas.

10- Caso não esteja conseguindo pagar a prestação da casa própria, reveja imediatamente os gastos. Em especial, as pequenas despesas, que somadas podem levar a família ao desequilíbrio financeiro.

Fonte: DSOP Educação Financeira

Você pode gostar