Por leandro.eiro

Rio - As tendências na decoração de interiores acompanham o avanço da tecnologia. Com isso, arquitetos e designers podem contar com ainda mais opções para deixar os ambientes charmosos e modernos. Imitações de pedra, madeira, revestimento sobre revestimento e outras formas de cobrir os espaços são algumas propostas. E elas podem ser vistas na mostra Morar Mais por Menos, que vai até 17 de setembro, no CasaShopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Ambientes que estão na mostra ‘Morar Mais por Menos’ exibem opções charmosas e modernas nas paredesDivulgação

No 'Espaço Vivência e Convivência', da designer de interiores Virginnia Fraga e da arquiteta May Lee Chaves, foi usado um carpaccio de pedra, que é uma lâmina de pedra sobre uma base de fibra, leve, flexível e fácil de colocar. "Versátil, esse revestimento combina com diferentes estilos e pode ser usado em ambientes ao ar livre, como áreas gourmet e varandas, e também internos, desde salas até outros espaços", explica Virginnia. A facilidade na aplicação e na manutenção é uma das praticidades. "A instalação é feita com cola sem cheiro, de forma extremamente simples, prática e ágil. E o material pode ser limpo sem a utilização de produtos abrasivos ou químicos", diz a arquiteta May Lee.

O geométrico é outra tendência de revestimento. A arquiteta Ana Cano Milman e a designer Erica Saraiva, responsáveis pelo 'Estúdio do Artista' na mostra, criaram uma parede com cimentício hexagonal exclusivamente para o espaço. "A ideia de usar o revestimento hexagonal, além de conferir beleza estética, é dar modernidade ao ambiente. As formas geométricas são forte tendência na arquitetura de interiores e podem ser usadas em vários formatos e aplicações", comenta Ana Cano Milman.

Revestimento na parede pode combinar com diversos estilosDivulgação

O stucco veneziano é mais uma proposta que está em alta, pois ele dá uma sensação de decoração nobre com desenhos marmorizados e nuances sutis de contraste. A ideia pode ser vista no ambiente 'Quarto da Atriz', das designers de interiores Claudia Saraceni e Lúcia Manhães. A aplicação do material não é difícil e pode ser feita mesmo com os móveis no lugar. Apesar da praticidade, Lúcia orienta contar com o apoio de uma empresa ou profissional especializado. "Como é um material importado, há algumas ferramentas específicas para o manuseio. Mas o melhor é que não faz sujeira e a manutenção é bem fácil. É importante deixar claro que o stucco só deve ser usado em áreas secas", ressalta a designer.

Os tijolos bricks, revestimentos já conhecidos, continuam em evidência e estão presentes na 'Varanda do Cantor', também das designers Claudia e Lúcia. A diferença está na maneira como foram aplicados, fazendo uma sobreposição à parede azul, feita de stucco. "A ideia é provocar o contraponto entre dois elementos distintos: o tijolo brick, que é uma peça comum em obras, mas usada em áreas externas, e o stucco, que é altamente sofisticado. Dessa forma, há uma harmonização no ambiente entre os diversos estilos", explica Claudia.

Você pode gostar