Por leandro.eiro

Rio - Quem gosta de plantas sabe que cada espécie tem as suas particularidades, como quantidade de luz e de água e o ambiente ideal para ficarem expostas. Além de decorar, elas ajudam a criar um ar mais natural, dando frescor ao cômodo.

Opções para deixar os espaços internos ainda mais charmosos e com o frescor da natureza. Ações do tipo trazem benefícios até mesmo para a saúdeDivulgação

E, se há receio em colocá-las no banheiro, saiba que não há razão para evitar o uso: basta seguir algumas dicas. "O ideal é apostar nos pequenos detalhes. Na maioria das vezes, o banheiro é um ambiente pequeno. E, por isso, não podemos exagerar na hora de colocar as plantas. O ideal é aplicá-las em pequenos vasinhos que podem ser colocados do lado da cuba, em cima da janela ou até mesmo em nichos nas paredes. Outra ideia é apostar em um vaso de chão, nada muito grande, de tamanho médio. Mesmo que o banheiro seja grande, não é recomendável o uso de muitas plantas", diz Elaine Fonseca, arquiteta parceira da Doka Bath Works.

Ela complementa que, pensando na saúde, já que as plantas liberam um aroma terapêutico ao entrar em contato com o vapor, a dica é colocá-las perto do chuveiro. "Pode ser na janela que fica dentro do box, de repente. Já para quem tem banheira, vale aplicar ao redor da peça ou até mesmo dentro dela, através de uma bandeja. A Doka, por exemplo, possui o tombolo, uma peça que parece uma bandeja. Nela, os moradores podem colocar livros, taças e vasinhos de planta", explica.

E quais espécies são mais indicadas para o banheiro? A paisagista Vanessa Gerovesi, também parceira da empresa, afirma que nem todas as plantas podem ser cultivadas dentro de casa, principalmente no banheiro. "Isso porque muitas necessitam de luz natural e muita água. No caso do banheiro, a água não é o problema, já que esse é um dos ambientes mais úmidos da casa. Ao mesmo tempo, espécies que não precisam de muita água, como os cactos, devem ser evitadas no banheiro. Espécies como o eucalipto, a palmeira e samambaia são muito bem-vindas neste cômodo", sugere.

As especialistas afirmam, ainda, que o tamanho do banheiro não interfere na escolha da planta. O que muda é a forma de aplicá-las. Segundo elas, em banheiros maiores já é permitido usar um vaso de chão, com uma bela palmeira ráfia. Para banheiros médios, a samambaia cai muito bem pendurada no teto perto da janela.

Você pode gostar