Por thiago.antunes

Rio - Para aproveitar o Dia das Crianças, comemorado na quinta-feira, 12 de outubro, nada melhor do que deixar um espaço exclusivo para a criançada dentro de casa. Ter um quarto com tudo o que o filho deseja é o sonho de muitos pais. Brinquedos, livros, gibis, lápis de cor e tantos outros objetos. Contudo, nem sempre temos espaço suficiente para agrupar todos esses materiais. Para isso, é preciso contar com quem entende do assunto.

A arquiteta Ana Milman e a designer Lavínia Jobim criaram brinquedoteca que incentiva a criatividadeDivulgação

Cada vez mais arquitetos desenvolvem soluções que otimizam os espaços de diferentes ambientes. A arquiteta Cyntia Sabat, por exemplo, transformou um espaço de um imóvel em um quarto de brinquedos para duas irmãs. "Como as meninas possuíam muitos brinquedos, o ideal é que houvesse um ambiente dedicado para elas: onde pudessem brincar e que, por conta própria fossem capazes de arrumar a 'bagunça'", explica Cyntia.

Para isso, o ideal é contar com uma marcenaria específica para esse fim: muitos nichos, baús e armários com diferentes gavetas. "Dessa forma, além de um belo ambiente, também conseguimos desenvolver senso de responsabilidade e independência na criança", esclarece a arquiteta.

Brincadeiras e leitura

Mas, além de desenvolver boas maneiras e senso de responsabilidade, a criança também precisa de um local para chamar de seu. A arquiteta Ana Cano Milman e a designer Lavínia Jobim desenvolveram para uma mostra um brinquedoteca que incentiva a criatividade das crianças e o desejo de explorar e encarar novos desafios, além de atividades como desenho e leitura. "Há espaços para leitura, encenação de pequenas peças teatrais, brincadeiras lúdicas e tudo mais que a imaginação permitir", conta Ana.

A arquiteta aponta ainda que o uso das cores é essencial em qualquer tipo de espaço dedicado aos pequenos. "As cores, além de trazerem vida para o ambiente, incentivam a criatividade e o lado lúdico do indivíduo. Para crianças, em especial, as cores são ótimos gatilhos de descontração e sensação de alegria", orienta a Ana.

Para a brinquedoteca

O que não pode faltar em uma brinquedoteca são livros e brinquedos, como o próprio nome sugere, sendo uma junção dos dois. E, para torná-la ainda mais atrativa, é legal que seja bem lúdica, que não seja monótona e tenha muitas cores para atrair as crianças. "E não existe tamanho certo para esse espaço. Na verdade, aproveitamos o ambiente disponível", ressalta a arquiteta Ana Cano Milman.

 

Você pode gostar