Por luana.benedito

Rio - Síndico e condôminos devem ficar atentos com a mudança das transmissões de televisão do sinal analógico para o digital. A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar a migração no Brasil, está orientando síndicos e administradores de condomínios sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV, que vai acontecer no dia 25 no Rio de Janeiro e em 18 municípios do entorno.

O primeiro passo é verificar a antena coletiva. Para captar o sinal digital, a antena deve ser UHF e estar apontada para a torre de transmissão. Também é importante que o síndico consulte uma empresa especializada para ter certeza de que a distribuição do sinal pelo condomínio é adequada. Outro alerta diz respeito ao aparelho de TV, que também precisa estar equipado com um conversor digital.

O síndico José Carlos Mose ajusta a posição da antena UHF%3A equipamento deve estar apontado para a torre de transmissãoDivulgação

O síndico do Residencial Normandie, José Carlos Mose, vem fazendo campanhas de conscientização sobre o tema desde agosto passado. O condomínio, que fica na Barra da Tijuca, já está pronto para o sinal digital. "Fizemos a instalação da antena adequada e de todo cabeamento necessário nos corredores do prédio, para que todos os moradores possam ter o sinal de qualidade. De lá para cá, temos feito várias ações, como avisos oficiais, circular no elevador e até abordagem corpo a corpo, pois a data fatal será no dia 25", conta José Carlos.

A gerente regional da Seja Digital, Vivian Bilhim, ressalta que televisores de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 só recebem o sinal analógico e, por isso, precisam de um conversor de sinal, que pode ser adquirido em lojas de eletrônicos. "Se tiver dúvidas, o ideal é consultar o manual do fabricante. A busca de canais também é importante, pois os condôminos podem ter o televisor já preparado, mas continuar assistindo aos canais analógicos. Esse é um processo indispensável, pois os canais digitais não aparecem automaticamente nos televisores", explica Vivian.

Para buscar canais, acesse o menu pelo controle remoto da TV ou do conversor. Em seguida, encontre a opção que mais se assemelha a "busca de canais" - em alguns televisores, chama-se busca automática; em outros, o nome é ressintonia ou programação de canais. A partir daí, apenas siga as orientações da tela. Ao fim do processo, o televisor terá encontrado todos os canais digitais disponíveis na região e exibirá a programação com imagem e som de cinema.

Famílias inscritas em programas sociais podem receber kits gratuitos

Pessoas que participam de algum programa social do Governo Federal, nas 19 cidades previstas para a digitalização da TV, podem agendar a retirada de um kit gratuito contendo conversor, antena e cabos. Basta ligar para o telefone 147 (ligação gratuita). Pelo site www.sejadigital.com.br/kit, é preciso clicar em "Programa de Distribuição de Kits" no menu superior e fazer a pesquisa utilizando o NIS (Número de Identificação Social) do responsável familiar.

 

Você pode gostar