Por leandro.eiro

Rio - Nem sempre há tempo ou paciência para manter a casa organizada. E o resultado da bagunça se reflete na demora em achar determinado objeto, gerando estresse para quem convive no ambiente, sem contar o desânimo de ver os espaços desarrumados. Para evitar confusão, algumas atitudes podem ajudar a colocar tudo no devido lugar. Uma delas é contar com a ajuda de um personal organizer. Para Elisabete Knupp, da Secretária.com, o maior inimigo da organização é a mente das pessoas em achar que uma casa deve estar linda como as que aparecem em revistas. "As casas têm vida e movimento, principalmente quando se tem criança. A bagunça não se cria de um dia para o outro. Se separarmos 15 minutos diários, conseguiremos aos poucos retomar o controle da organização e ter uma casa mais eficiente", orienta a personal. Ela ressalta que a organização também deve estar presente nos espaços comerciais, como escritórios. "Ofereço soluções tanto para residência quanto para escritórios. Ensino os métodos e vou acompanhando o cliente até ele estar preparado para organizar tudo sozinho", explica.

Especialistas dizem que maior inimigo da organização é a mente das pessoas em achar que uma casa deve estar linda como as que aparecem em revistasDivulgação

O arquiteto Bruno Athayde, da Simonetto, marca de móveis planejados, lembra ainda que planejamento é tudo. Então, para quem deseja ter planejados, a dica é escolher modelos que sigam os hábitos e as necessidades da família. "Se você, por exemplo, não gosta de roupas dobradas, priorize espaços com cabideiros em seu armário. Se você tem muitos copos e louças, faça um espaço específico para estes itens na cozinha. É por isso que é super importante sempre conhecer o cliente para que tudo seja realmente personalizado, assim, a organização também é beneficiada", comenta.

Ambientes com móveis planejados que respeitam a rotina da casa e%2C consequentemente%2C atendem às necessidades dos moradores quando o assunto é deixar os espaços em ordemDivulgação

As portas também são importantes, afirma o profissional. "O closet aberto é prático, mas pode passar uma sensação de desorganização. A mesma dica vale para home theater e cozinha. Os nichos abertos para objetos de decoração são lindos, mas também uma armadilha para que você acabe abrigando e largando neles objetos desnecessários. Se você tem medo deste problema, opte por mobiliário com portas e mantenha tudo dentro dos armários", ressalta. Aramados e organizadores são outros trunfos. "Existem muitos objetos com funções específicas e que facilitam a organização. Por exemplo, há itens especiais para guardar cintas, bijuterias, lingeries, sapatos, temperos de cozinha, panelas, louças entre outros", diz. O banheiro é mais um local que merece atenção, já que os itens utilizados no espaço costumam ser pequenos e podem "poluir" prateleiras e pias. A sugestão do arquiteto da Simonetto é optar por armários e gaveteiros para guardar cremes, perfumes etc. E aquela frase conhecida de guardar as coisas sempre no mesmo lugar continua valendo. "Sempre guardar as coisas no mesmo local te dará paz e poupará seu tempo", afirma Bruno.

Você pode gostar