Por O Dia

Caracas - Javier Bertucci, um pastor evangélico de 48 anos, anunciou neste domingo sua candidatura às eleições presidenciais venezuelanas de 22 de abril. Após quase um mês do anúncio da antecipação das eleições, Bertucci surge como o primeiro oponente do presidente Nicolás Maduro, candidato à reeleição, que enfrenta uma aguda crise econômica com escassez de alimentos e remédios.

"Decidi (...), junto ao clamor de muita gente desesperançada (...) diante do meu Senhor, botar meu nome e a liderança que tenho por graça como opção para as próximas eleições presidenciais", disse Bertucci durante um ato religioso na cidade de Valencia, no norte do país.

A coalizão opositora Mesa de la Unidad Democrática (MUD) ainda não decidiu se participará, em meio a divisões entre os cerca de 20 partidos que a formam. O pastor não revelou quais partidos apioarão sua candidatura.

Com o lema "O evangelho muda", Bertucci, nascido em Guanare, no noroeste do país, é muito ativo nas redes sociais e dirige um movimento de voluntários na igreja cristã Maranatha que distribui comida em zonas pobres.

Em um palco com jogos de luzes, o pastor afirmou que a Venezuela "terá que se preparar para ouvir em rede (de rádio e televisão) todos os domingos a mensagem de esperança que mudou milhares nesta igreja e vai mudar milhões neste país".

Segundo Bertucci, "a única forma de que haja mudança na Venezuela" é que nas próximas eleições a participação seja maciça.

Uma investigação jornalística baseada nos vazamentos dos Papéis de Panamá e difundida no site Armando.info vinculou o pastor Javier Bertucci, em 2016, a uma empresa panamenha de importação de alimentos, associação que ele negou em uma coletiva de imprensa.

As votações, que são realizadas tradicionalmente em dezembro, foram convocadas de forma antecipada pela Assembleia Constituinte governista que rege na Venezuela com poderes absolutos.

Com informações da AFP

Você pode gostar
Comentários