Morador passa com bebê diante de guarda em Amesbury, Inglaterra. Polícia tenta identificar fonte da contaminação que matou mulher - AFP
Morador passa com bebê diante de guarda em Amesbury, Inglaterra. Polícia tenta identificar fonte da contaminação que matou mulherAFP
Por AFP

Londres - A britânica contaminada com o agente neurotóxico Novichok e internada desde sábado em Salisbury (sul da Inglaterra) faleceu na noite deste domingo, anunciou a polícia britânica, que iniciou uma investigação por homicídio.

"A Polícia iniciou uma investigação por homicídio depois que a mulher exposta ao agente em Amesbury, em Wilstshire, faleceu no domingo, 8 de julho, à noite", anunciou a Scotland Yard. "Foi identificada como Dawn Sturgess, de 44 anos, originária de Durrington", acrescentou.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, reagiu imediatamente a este anúncio. "Estou horrorizada e consternada pela morte de Dawn Sturgess", declarou a premiê, citada em um comunicado.

"A Polícia e os agentes de segurança trabalham para esclarecer os fatos", continuou. "O governo dá todo seu apoio à população local, que se vê diante dessa tragédia".

"Dawn deixa sua família e três filhas, e nossos pensamentos e orações estão com eles neste período extremamente difícil", declarou Neil Basu, chefe da polícia antiterrorista britânica.

"Essa terrível notícia só reforça a nossa determinação em resolver essa investigação, identificar e julgar os responsáveis", assinalou.

A Scotland Yard explicou que o homem de 45 anos, também contaminado com Novichok, e hospitalizado no sábado em Salisbury continua em estado crítico.

Um de seus amigos afirmou à AFP que se trata de Charlie Rowley e que estava com sua parceira, Sturgess.

O casal foi hospitalizado após ter manipulado um "objeto contaminado", informou a Polícia britânica, vinculando o incidente ao envenenamento do ex-espião russo, Serguei Skripal, e sua filha, Yulia, em Salisbury em março.

O ex-agente duplo russo e a filha ficaram à beira da morte após terem sido contaminados com Novichok em Salisbury, cidade a 10 quilômetros de Amesbury, onde os serviços de emergência socorreram em ambulâncias o casal de britânicos.

Você pode gostar